Planejamento financeiro 2021 – Descubra como ficar no azul o ano inteiro

Começo de ano é sempre a mesma coisa: as pessoas traçam metas, criam planos para todo o ano, se organizam. Mas, no final, nem tudo sai como o esperado. Afinal, tem sempre uma conta ou outra que não bate e, por isso, muitas vezes alguma coisa que você havia planejado não acontece. Se identificou com a situação? Pois nesse post ensinaremos como fazer um planejamento financeiro 2021 que pode mudar completamente este cenário.

Anúncios

Isso mesmo! Muito mais do que organização, para conseguir colocar suas finanças em ordem, você também precisa adotar alguns passos simples. Quer saber quais são eles?

Então continue sua leitura e descubra o que precisa fazer para planejar suas finanças em 2021 e conseguir realizar todas as suas metas e planos que traçou para este ano!

Como criar um planejamento financeiro 2021

planejamento financeiro 2021

O maior erro das pessoas que desejam colocar suas finanças em dia é achar que existem um momento certo para começar uma mudança.

LEIA MAIS:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
CARTÃO DA CAIXA
 
CARTÃO DE CRÉDITO NUBANK
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
             

Não espere ficar no vermelho para pensar em algo. Seja qual for a sua situação financeira no momento, saiba que a melhor hora para organizar sua vida financeira é agora. E para isso, o primeiro passo que deve seguir para um planejamento financeiro 2021 eficiente é:

1.      Registre sua movimentação financeira de 2020

Coloque no papel todos os gastos que realizou ao longo do ano passado. Para simplificar, você pode distribuir suas despesas por categoria. Ou seja, anote quanto gasto com alimentação, lazer, saúde, transporte entre outros quesitos que julgar necessário.

A princípio, você pode até achar essa tarefa desnecessária, mas acredite, ela servirá e muito para começar o seu planejamento financeiro em 2021.

2.      Reduza ou elimine despesas supérfluas

A melhor forma de começar a organizar as finanças é buscando meios de economizar. Por isso, analise as anotações que fez no passo anterior. E veja em qual categoria os gastos podem ser considerados supérfluos.

Por exemplo, digamos que você pague um plano de Tv a cabo e também assina canais de streaming no seu celular. Será que você precisa realmente manter os dois serviços ativos? Dá para cancelar um deles ou reduzir o valor do plano?

Faça esta analise e veja quais gastos considerados supérfluos você pode reduzir ou mesmo eliminar em 2021. Acredite, depois de fazer esses cortes, você verá que é possível economizar em várias categorias. E isso pode lhe render uma boa reserva financeira para emergências este ano.

3.      Defina metas tangíveis

Não você querer economizar pouco a cada mês e achar que a cada dois ou três meses terá condições de viajar para o exterior, por exemplo. Isto seria o que chamamos de meta intangível, ou seja, totalmente irracional.

Para não se frustrar e garantir um planejamento financeiro 2021 eficiente, você precisa definir metas tangíveis, que você sabe que poderá cumprir a curto, médio ou então a longo prazo.

Além disso, vale ressaltar aqui que, se você conseguiu criar uma reserva de emergência com as economias que fez no passo 2, então nada de usar este dinheiro para cumprir suas metas. Você deve fingir que ele nem existe. Afinal, como o próprio nome diz, este dinheiro só deve ser usado para emergências.

4.      Evite usar o cartão de crédito

Por mais desafiador que seja, se você quer fazer um planejamento financeiro 2021 que funcione e lhe permita ter tranquilidade ao longo do ano, então precisa fazer algumas mudanças que impactam diretamente nas suas finanças.

Se você tem o hábito de usar cartão de crédito ou cheque especial com frequência, evite-os. Além de trabalhar com juros altos, essas facilidades podem te colocar uma verdadeira dívida sem fim.

O ideal é buscar pagar suas contas em dia e, se possível a vista. Assim, além de evitar multas e taxas por atraso, você consegue muitas vezes obter descontos que tornam sua compra mais barata e te ajudam a economizar.

Seguindo os passos acima e buscando novas formas de fazer seu dinheiro render, com certeza seu planejamento financeiro 2021 vai funcionar e

Rolar para cima