Qual a diferença entre TED e DOC? Qual deles é melhor?

Existe um grande número de pessoas que não sabe a diferença entre o TED e DOC, se você faz parte desse grupo, não precisa se preocupar, pois nós iremos te explicar de uma maneira bem completa.

Publicidade

Basicamente, o TED e o DOC são duas maneiras para realizar transferência de valores, podendo ser realizadas através de qualquer instiuição financeira e possuindo suas peculiaridades.

Publicidade
Publicidade

Aprenda a diferença entre TED e DOC

ted e doc
Conheça as principais diferenças entre o TED e o DOC

O que é TED ou DOC?

Ambos são transferências realizadas entre contas bancárias de bancos diferentes, sendo que grande parte das instituições financeiras oferecem esses serviços com um custo diferente para cada transação.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
 
CARTÃO SEM ANUIDADE

Documentos necessários para realizar essas transações

Independente de qual transação você deseje fazer, é necessário ter algumas informações sobre as pessoas, como:

Publicidade
  • Código da instituição bancária que receberá o valor;
  • Agência;
  • Conta corrente;
  • Nome completo;
  • CPF ou CNPJ.

O que é TED?

TED significa “Transferência Eletrônica Disponível” e teve sua criação no ano de 2002 pelo Banco Central, com o objetivo de trazer para os brasileiros a possibilidade de efetivação da transferência no mesmo dia.

Então ao realizar transferências utilizando o TED, desde que seja em horário comercial, até as 17 horas, ela irá cair em até 90 minutos depois de realizada. Já se a transação for realizada depois desse horário, o valor cairá no próximo dia útil.

Para realizar esse tipo de transferência, não é necessário ter um valor mínimo, antigamente era necessário ter no mínimo 500 reais, além de ter um valor mais elevado de tarifas.

A grande mudança em relação ao valor dessa operação ocorreu por conta dos bancos digitais, pois muitos deles, como o Nubank, não cobram por essa ação, como os bancos tradicionais que tiveram que baixar suas tarifas para poder concorrer.

Além disso, com o Nubank é possível realizar quando TEDs você quiser por dia, para qualquer instituição bancária completamente gratuitos.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
OUTROS CARTÕES
   

Um ponto que você deve ter atenção em relação do TED é que caso o valor de transferência tenha sido errado, não é possível cancelar a transação, sendo necessário entrar em contato diretamente com a pessoa que você transferiu.

Já se você digitou algum número errado, não se preocupe, pois valor será devolvido para a sua conta em até 2 dias úteis, pois existe a conferência de dados e qualquer que seja o erro, o dinheiro é estornado.

O que é DOC?

DOC significa “Documento de Ordem de Crédito” e diferentemente do TED a transferência não é realizada no mesmo dia, mesmo que você faça em horário comercial.

A transferência será feita no primeiro dia útil caso tenha sido feita até das 21h 59 min, caso tenha passado desse horário, somente no segundo dia útil.

Outro ponto diferente em relação ao TED é que possui um valor máximo para transferência, sendo de R$ 4999,99, além de ser uma operação reversível, caso você tenha transferido o valor errado, é possível cancelar a operação.

O ponto em comum entre o TED e o DOC é o fato de não existir um valor mínimo para a transferência.

Como no TED, existem alguns bancos digitais que não realizam a cobrança dessa operação, já os bancos físicos possuem diferença no valor da taxa de acordo com o método que você faz a transferência, sendo através do Internet Banking, aplicativo, terminal eletrônico ou dentro da instituição.

Como funcionam essas transferências?

A grande vantagem dessas transferências é o fato de você não precisar sacar dinheiro para realizar o pagamento de alguma outra pessoa, além de poder fazer o envio para pessoas que não estão na mesma cidade que você.

O seu dinheiro sai de maneira automática de sua conta e cai diretamente na conta da pessoa que você deseja, basta colocar todos os dados que forem solicitados de maneira correta e dentro do prazo de cada tipo de operação.

Essas transações podem ser realizadas entre contas do mesmo banco, ou entre contas de bancos diferentes, tendo as regras estabelecidas de acordo com o Banco Central.

É possível agendar e cancelar?

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de realizar o agendamento da operação é conferir todos os dados que foram solicitados, para saber se todos estão corretos, evitando problemas futuros.

É comum que as instituições financeiras façam o agendamento do TED e DOC, contudo podem existir bancos que não fazem esse tipo de serviço, então é necessário entrar em contato com a sua agência para saber se existe a disponibilidade desse tipo de serviço, além do valor que será cobrado por tal ação.

Para realizar o cancelamento, só existe duas opções:

  • Caso você tenha realizado o preenchimento dos dados do destinatário de maneira errada, como por exemplo, agência, conta e CPF ou CNPJ, assim o cancelamento é realizado de maneira automática. No caso do TED, o dinheiro volta para a sua conta no mesmo dia e o DOC demora até 2 dias úteis.
  • Já se você errou o valor da transferência do DOC ou o TED é necessário ir conversar diretamente com a pessoa que irá receber o valor, para que ele faça a devolução do valor extra.

Como saber qual escolher TED ou DOC?

Para você saber qual das duas opções é melhor para a sua situação, é necessário levar em consideração a urgência que possui para o valor ser transferido, caso seja necessário rapidez, a melhor opção é o TED.

Além disso, é bom levar em consideração o custo x benefício de cada ação e para qual conta você deseja realizar a transferência. No caso de conta poupança, a maior parte dos bancos utilizam o TED e o DOC é  aceito apenas em alguns casos específicos.

Se você quiser saber mais sobre os códigos de banco utilizados na hora de fazer TED ou DOC, clique aqui.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam a diferença entre TED e DOC e agora possam escolher de uma maneira mais consciente.

Deixe um comentário