Recolhimento do FGTS através do PIX é adiado: Entenda o motivo

Inicialmente o recolhimento do FGTS através do PIX estava previsto para entrar em vigor no mês de janeiro. Mas no dia 23 de dezembro a Chefia da Divisão de Fiscalização do FGTS do Ministério da Economia afirmou que o recolhimento foi adiado.

Anúncios

De acordo com as informações desse órgão, a implementação no novo sistema que iria oferecer o recolhimento através de um sistema de pagamentos instantâneo (PIX do Banco Central) não foi concretizado da maneira esperada.

Neste artigo iremos esclarecer tudo sobre o recolhimento do FGTS. Entenda qual será a nova data de recolhimento, como ficará a redução nos custos para as empresas, entenda como vem funcionando o PIX e muito mais informações sobre esse assunto.

Sem previsão para o recolhimento do FGTS

recolhimento FGTS

O ministério da Economia ainda não informou qual será a nova data para o recolhimento do FGTS através do PIX em vigor no Brasil. 

________________
________________

Na última reunião plenária do fórum PIX, João Manoel Pinho de Mello (Diretor de organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central) havia informado que a previsão para o recolhimento via PIX seria a partir do mês de janeiro.

Nesta mesma ocasião, foi anunciado um acordo de cooperação com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para a realização do lançamento do FGTS Digital.

Essa nova plataforma que será lançada pretende centralizar a cobrança, o recolhimento, a apuração e o lançamento das contribuições para o Fundo de Garantia.

Redução nos custos para as empresas

De acordo com as informações fornecidas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, assim que essa novidade entrar em vigor, o novo sistema reduzirá de forma significativa os custos para as empresas.

Isso acontece porque os empregadores não vão mais emitir em média 70 milhões de guias de recolhimento por ano. Sendo assim, podem acompanhar de forma digital a destinação das contribuições e o pagamento.

Durante o evento que foi realizado, o diretor do Banco Central também afirmou que a utilização do PIX para o recolhimento do FGTS aumenta muito a concorrência entre as instituições financeiras.

O uso do PIX

Para quem ainda não sabe ou não entendeu muito bem, o PIX é um novo meio de pagamento instantâneo que foi criado pelo Banco Central. Utilizando o PIX é possível realizar ou receber pagamentos. Além disso, utilizando o PIX as transações podem ser realizadas em menos de 10 segundos, utilizando apenas o aplicativo no seu celular.

Contas que podem ser pagas utilizando o PIX

Neste mês de dezembro o Banco Central informou que assinou um contrato diretamente com o Sindicato Nacional das Empresas de Serviço Móvel e Telefonia, para permitir o pagamento desse tipo de fatura utilizando o método de pagamento PIX.

Desde agosto, o Banco Central já havia assinado um acordo parecido com o mencionado acima, porém com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitindo também o pagamento de contas de energia utilizando o método de pagamento PIX.

Esperamos ter ajudado com todas as nossas informações sobre o recolhimento do FGTS e sobre o novo método de pagamento PIX. 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo