Saiba como calcular o FGTS passo a passo

Saber calcular o seu FGTS é algo muito importante, pois ele funciona como uma poupança mandatória, em que são depositados mensalmente um percentual do valor do salário.

Anúncios

No momento de fazer o cálculo do FGTS é necessário estar atento aos critérios que legislam esse direito trabalhista, assim evitando que a empresa leve multas e sanções.

Se você quer saber se a empresa está calculando de maneira correta o seu FGTS, aprenda como lendo este texto:

Aprenda como calcular os seu FGTS e como ele funciona

calcular FGTS
Aprenda como calcular o seu FGTS!

O que é FGTS e como ele funciona?

Basicamente, o FGTS é um benefício que foi concedido aos trabalhadores e o seu principal objetivo é gerar um patrimônio para eles em momentos de dificuldades econômicas. como por exemplo, em caso de uma demissão sem justa causa.

O surgimento se deu para trazer uma  maior estabilidade a todas aquelas pessoas que trabalham com carteira assinada, pois anteriormente os trabalhadores só tinham segurança quando completavam mais de 10 anos de serviço.

Quando existia a lei dos 10 anos de trabalho, as empresas não poderiam demitir o funcionário, o que muitas vezes resultava na demissão próximo a completar esse marco, pois os empreendedores sentiam-se presos ao funcionário.

Aprenda como calcular o seu FGTS

A partir do momento em que o FGTS foi criado, os empregadores precisam depositar todos os meses 8% do salário bruto e para o caso de menor aprendiz é necessário fazer o depósito de 2%.

Vamos imaginar que você recebe 1500 reais por mês, por um ano, então você deverá multiplicar esse valor por 0,08, encontrando qual o valor mensal que o seu empregador deve depositar. Sendo:

1500 x 0,08= 160 reais por mês

Já se você deseja saber qual foi a contribuição total do ano, basta pegar o valor do depósito mensal e multiplicar por 12, sendo:

160×12= 1920 reais ao ano

No entanto, saiba que o valor retido no benefício sofre um reajuste de 3% ao ano, como se fosse uma poupança na Caixa Econômica Federal, então, na verdade o valor final é de 1974 reais.

Quais são as pessoas que possuem direito ao benefício?

Agora que você já aprendeu como calcular o seu FGTS, está na hora de saber quais são as pessoas que possuem direito a esse benefício, sendo todos os funcionários que estão contratados sob as regras da CLT.

  • Funcionários rurais e urbanos;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Atletas profissionais;
  • Empregados domésticos;
  • Funcionários temporários.

É importante ter a consciência que a empresa contratante possui a responsabilidade de abrir uma conta vinculada ao empregado na Caixa Econômica Federal, sendo necessário realizar a abertura assim que a carteira de trabalho for assinada.

Aprenda mais sobre quais são os valores que entram na hora de calcular o seu FGTS

Na hora de calcular o FGTS dos trabalhadores, é necessário saber que algumas coisas incidem sobre, como por exemplo:

  • Comissões e gratificações;
  • Horas extras;
  • Adicional noturno, de insalubridade e periculosidade;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Rescisão de trabalho, independente se tiver aviso prévio ser indenizado ou trabalhado.

Então, é possível perceber que esse cálculo precisa levar em conta todo o salário que é registrado na folha de pagamento mensalmente, sem levar em consideração os descontos habituais.

Exemplo de como calcular o FGTS levando em consideração os adicionais

Se você possui um salário bruto de 2000 mil reais e trabalhou a mais durante o mês, totalizando 100 reais em hora extra, o cálculo que você deverá realizar será o seguinte:

2000+100 = 2100 reais, sendo este o valor bruto do seu salário.

2100 x 0,08= 168 reais, sendo este o valor que deve ser depositado em sua conta do FGTS na Caixa Econômica Federal.

Existem muitas empresas que acabam atrasando o pagamento do FGTS de seus funcionários e isso faz com que o cálculo seja diferente, pois terá a incisão de uma taxa de juros, sendo de 0,5% ao valor inicial, com o acréscimo de uma multa fixa correspondente a 5% do valor que deve ser pago a você.

O que acontece com a empresa caso ela não realize o pagamento do FGTS?

Se a empresa não fizer de maneira correta o depósito do FGTS por conta da falta de capital, essa prática fará com que ela se complique ainda mais caso exista a demissão do funcionário sem justa causa.

No momento em que houver a demissão, será necessário que a empresa faça o pagamento no valor integral e corrigido em uma única parcela, ou seja, o valor poderá ser muito mais alto e fará com que desestabilize as contas ainda mais.

Como sacar o FGTS

Caso você seja um trabalhador com carteira assinada e precise realizar o saque do seu FGTS, será necessário que tenha sido demitido sem justa causa e levar alguns documentos, como:

  • Algum documento de identificação pessoal com foto, podendo ser o RG;
  • O seu número do PIS/PASEP/NIS ou NIT;
  • Fazer a apresentação do CTPS original e cópia das páginas CTPS;
  • Termo da conciliação ou da audiência da Justiça do Trabalho homologado pelo juiz do processo.

Para mais detalhes sobre o saque do FGTS você deverá entrar no site da Caixa para ver quais são os demais documentos exigidos do beneficiário.

Como realizar a consulta do valor?

Existe algumas maneiras para você realizar a consulta do valor do seu benefício, sendo elas:

Através de carta

Se você optar por esse método a Caixa o enviará uma carta para a sua residência a cada 2 meses, assim tendo um controle maior.

Por SMS

É possível aderir a essa modalidade indo a uma agência da Caixa e pedir para receber o seu saldo através do SMS, assim deixando de receber as cartas bimestrais.

Através do site da Caixa

Essa é uma das maneiras mais fáceis e mais utilizadas, pois para ter acesso você deverá disponibilizar apenas alguns dados como: CPF, NIS, PIS/PASP e realizar a criação de uma conta, que poderá ser consultada quantas vezes você quiser.

Através do aplicativo

O aplicativo está disponível para dispositivos IOS e Android, podendo ser acessadode qualquer smartphone e a qualquer hora do dia, precisando apenas disponibilizar os seus dados.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como calcular o seu FGTS. Além disso, não deixe de comentar a sua opinião sobre o texto.

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo