Saiba quais são os novos benefícios do INSS e veja quem tem direito

Recentemente o Governo Federal divulgou por meios oficiais que irá proporcionar novos benefícios do INSS e estes terão como objetivo amenizar a situação causada pela pandemia de Covid-19 no Brasil.

Anúncios

Sabe-se que estes benefícios foram estudados e os mesmos são destinados para esse público específico pois a maioria dessas pessoas fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e estes precisam ser protegidos de alguma forma pelos governantes.

Sendo assim, três novos benefícios do INSS irão auxiliar tanto aposentados e pensionistas como trabalhadores que precisam de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social para obter seu sustento. 

Auxílio doença sem necessidade de perícia

Esse é o primeiro dos novos benefícios do INSS que o Congresso Nacional visa implantar e ele é voltado para aqueles que precisam do auxílio-doença ou auxílio-acidente por estarem incapacitados a trabalhar normalmente.

Sendo assim, esse benefício prevê que tal grupo possa receber os benefícios sem que haja necessidade de comparecer a perícias, porém será necessário que o contribuinte envie certos documentos para que seja feita uma avaliação do seu caso.

Tal medida foi instaurada pois uma das grandes necessidades em relação ao combate a Pandemia, é evitar aglomeração de pessoas. A previsão é de este benefício fique à disposição dos interessados até o dia 31 de dezembro de 2021.

Possibilidade de antecipação do 13º salário

Outra medida que será implantada ao INSS será a possibilidade de os contribuintes anteciparem o 13º salário, porém este depende da aprovação do Congresso Nacional em relação ao Orçamento Geral da União, que deve ocorrer em breve.

A proposta de possibilitar que aposentados e pensionistas antecipem esse valor é necessária para que esse público tenha acesso à capital em caso de algum tipo de imprevisto ou necessidade que possam surgir em meio a Pandemia.

A previsão é que a antecipação 13º salário ocorra durante todo o mês de abril e maio, porém as datas oficiais ainda serão divulgadas, portanto fique de olho nas notícias dos meios de comunicação para ficar por dentro das novidades sobre os novos benefícios do INSS.

Aumento na margem do crédito consignado

Esse é o último dos novos benefícios do INSS que o Governo Federal deseja incluir e no momento este aguarda apenas a sanção presidencial para começar a valer. É uma alternativa muito interessante, pois assim o contribuinte terá uma alternativa financeira ampliada.

A medida surgiu após a aprovação da Medida Provisória 1006/20 que visa elevar de 35% para 40% o limite estimado ao qual os contribuintes podem comprometer sua renda mensal com empréstimos consignados.

Hoje os aposentados e pensionistas têm acesso a uma margem de crédito de 30% no crédito consignado e de 5% no cartão de crédito. Prevê-se que esse benefício permanecerá ativo até o dia 31 de dezembro de 2021.

O que esperar desses novos benefícios do INSS

Os três benefícios citados ao longo deste artigo já possuem aprovação concreta do Congresso Nacional e devem ser disponibilizados para a população em breve. A expectativa é que eles auxiliem grandemente o público alvo, que são idosos componentes do grupo de risco.

Portanto, se você é contribuinte, é importante se manter atento a novas informações sobre o assunto, para se manter atualizado e poder contar com todos os novos benefícios do INSS de suporte oferecidos pelo Governo.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…