Seu Score caiu do nada? Veja o provável motivo aqui

Você sempre pagou as contas em dia, mas seu Score caiu do nada? Calma, essa situação tem acontecido com alguma frequência no sistema da Serasa, mas não necessariamente quer dizer que agora ficará mais difícil conseguir crédito.

Anúncios

É que, desde maio de 2021, a Serasa passou a trabalhar com o Serasa Score 2.0, alterando a fórmula de cálculo da nota que mede a saúde financeira dos consumidores.

Então, se o seu Score caiu 100 pontos ou mais nos últimos meses, os motivos podem estar neste artigo. Confira!

O que é o Score Serasa?

Você já deve conhecer ou pelo menos ter ouvido falar da Serasa. A empresa – que na verdade é privada – é um dos principais bureaus de crédito do Brasil.

Isso quer dizer que, toda vez que você pedir um cartão de crédito, financiamento ou empréstimo, é muito provável que a instituição financeira consulte a Serasa para saber o seu histórico como pagador, antes de aprovar o serviço – a famosa análise de crédito.

LEIA MAIS:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
CARTÃO DA CAIXA
 
CARTÃO DE CRÉDITO NUBANK
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
             

E como as empresas conseguem saber o seu histórico financeiro? Principalmente pelo Score da Serasa, que é uma nota que vai de 0 a 1000. Se a sua for alta, isso indica que você costuma pagar as suas contas em dia e não tem dívidas no seu nome, ou seja, será mais fácil conseguir crédito no mercado.

Por outro lado, se ela for baixa, o credor perceberá que você tem tido dificuldade para honrar os pagamentos, e a sua aprovação será bem mais difícil.

Score caiu do nada? O motivo pode ser o Serasa Score 2.0

A partir de maio de 2021, a Serasa passou a liberar para algumas pessoas o Serasa Score 2.0, ou seja, uma atualização na maneira de calcular o comportamento financeiro do consumidor.

De acordo com a empresa, a mudança serviria para melhorar a nota de quem tinha problemas para conseguir crédito. Porém, o que se viu, na prática, foram várias pessoas reclamando de que o Score caiu 100 pontos ou até mais.

O que mudou com o Serasa Score 2.0?

A nota do Serasa Score 2.0 continua sendo de 0 a 1000. Entretanto, as faixas de pontuação mudaram. Confira a tabela comparativa:

ClassificaçãoAntigo Score SerasaScore Serasa 2.0
Muito bom800 – 1.000701 – 1.000
Bom600 – 799501 – 700
Regular401 – 599301 – 500
Baixo0 – 4000 – 300

Como você pode ver, ficou mais fácil subir de classificação. Por exemplo, se o seu Score é de 550, ele seria considerado “Regular” no modelo antigo, mas “Bom” no Score Serasa 2.0.

O problema é que a forma de calcular essa nota também mudou, e o Cadastro Positivo ganhou ainda mais peso. Para você ter uma ideia, o pagamento de crédito em dia – faturas e parcelas de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito – era responsável por 13,9% da nota no modelo de cálculo antigo, e agora corresponde a 43,6% do Serasa Score 2.0.

Resumindo: atrasos nos pagamentos farão o Score cair ainda mais rápido. Veja mais detalhes sobre essa mudança neste outro artigo.

Vale ressaltar que a Serasa também preparou um Manual do Score Serasa 2.0, para que as pessoas possam entendê-lo melhor.

Pago minhas contas em dia e meu Score baixou. Por quê?

Muitas pessoas que tinham o Score acima de 900 estão reclamando disso. Quem tem essa nota, geralmente paga todas as contas em dia, mas mesmo assim a pontuação baixou. Por qual motivo?

É que o Cadastro Positivo – que se tornou ainda mais relevante com o Score Serasa 2.0 – também leva em consideração o tempo de uso de crédito e o número de contratos.

Então, vamos supor que você pague todas as faturas do seu cartão de crédito em dia, mas só passou a usá-lo há cerca de 1 ano. A Serasa julga que é pouco tempo para entender o seu comportamento financeiro, e por isso o seu Score pode baixar – embora a tendência seja aumentar com o passar do tempo, desde que você continue pagando em dia.

O mesmo acontece com as pessoas que não fizeram empréstimos ou financiamentos recentemente. Como elas tem poucos contratos de crédito, a empresa considera que ainda não há informações suficientes para subir a nota.

Por outro lado, mesmo sem histórico de atraso, caso você faça várias consultas e simulações de empréstimo e/ou de financiamentos num curto período de tempo, também será prejudicial para o Score, pois é um indicativo de que a sua saúde financeira não está tão boa.

Por que meu Score caiu? Saiba os reais motivos

Bem, o que dissemos acima são suposições, com base nas informações divulgadas pela Serasa. Mas se o seu Score caiu do nada e você quer saber os reais motivos que provocaram essa queda, é só seguir os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo da Serasa;
  2. Se você ainda não tem cadastro na Serasa, faça um gratuitamente neste link. Caso já tenha, basta abrir o app da Serasa e fazer o login com seu CPF e senha;
  3. Na tela inicial do aplicativo, desça um pouquinho, até encontrar o valor do seu Score. Quando encontrá-lo, clique sobre ele;
  4. Na nova janela que aparecer, desça a tela, até encontrar a opção “Diagnóstico do seu Score”. Ali estarão especificados os motivos que fizeram o seu Score subir ou cair recentemente. Se quiser saber mais informações sobre um determinado motivo, é só clicar nele.
Rolar para cima