Publicidade

Seguro fiança locatícia: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

Para quem não sabe, o seguro fiança locatícia substitui o fiador, oferecendo diversas vantagens para o proprietário do imóvel, como danos causados no imóvel, recebimento do aluguel e diversos outros encargos se o inquilino não cumprir o acordo de locação.

Publicidade

Para fazer a contratação é necessário comprovar uma renda mensal de até 3 vezes o valor do aluguel em questão, mas é muito comum que as seguradoras aceitem o acúmulo dos ganhos das pessoas que também moram naquela casa e não somente do responsável pelo imóvel. 

Publicidade

Essa modalidade tem crescido muito no país nos últimos anos, já que oferece garantias mais simples e diferentes das tradicionais. Somente no ano de 2020 esse tipo de seguro já arrecadou cerca de R$800 milhões. Neste artigo iremos fornecer todas as informações sobre o seguro fiança locatícia, acompanhe!

Como funciona o seguro fiança locatícia

Esse serviço pode ser contratado para aluguéis de imóveis comerciais, residenciais e não residenciais (escritórios, consultórios).

Com o seguro fiança locatícia a necessidade um fiador é dispensada e também evita que o inquilino comprometa as suas economias para conseguir pagar os três primeiros meses de aluguel, o que acontece na maioria dos casos como garantia para o locador.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Mas é muito importante ressaltar que isso não exime o inquilino de cumprir com os seus pagamentos. A seguradora que realizou o pagamento do aluguel e outros encargos vai buscar obter um reembolso total do que foi gasto neste processo e em casos específicos a cobrança pode ser até judicial.

Publicidade
Santander BR

Vantagens oferecidas pelo seguro fiança locatícia

Neste caso, tanto a imobiliária como os inquilinos podem contar com diversas vantagens, confira:

Imobiliária

  • Diversos corretores de seguros que são especializados neste ramo já realizam esse tipo de trabalho, com uma coleta dos documentos, preenchimento da ficha cadastral e envio da documentação para a seguradora, com isso a imobiliária não terá mais nenhum custo;
  • Não é realizada nenhuma análise de cadastro, esse processo é responsabilidade somente da seguradora, eliminando todos os riscos da imobiliária;
  • Possibilidade de obter assistência jurídica da seguradora em casos de necessidade;
  • Ter certeza do recebimento do aluguel em questão, garantindo a regularidade no recebimento da taxa cobrada para administração do imóvel.

Inquilino

  • Não é necessário ter um fiador;
  • Evita o pagamento do caução (O pagamento adiantado de no mínimo três meses de aluguel);
  • Oferece muito mais agilidade na aprovação do contrato de aluguel;
  • Possibilidade de obter descontos progressivos nas renovações do seguro;
  • Parcelamento do prêmio;
  • Diversas seguradoras oferecem coberturas exclusivas para o inquilino, como limpeza da caixa d’ água, descontos em transportadoras para a realização da mudança, assistência 24 horas, pequenos reparos e diversos outros;
  • Possibilidade de contar com a assistência jurídica da seguradora caso seja realmente necessário.

Esperamos ter ajudado com todas as nossas informações sobre o seguro fiança locatícia que vem se popularizando cada vez mais entre os brasileiros. Estamos sempre em busca de oferecer conteúdos de alta qualidade para todos os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.