Sus oferece tratamento odontológico grátis? Como funciona

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um sistema de saúde gratuito e universal em todo o território nacional. E, como um dos poucos países do mundo com esse sistema, ainda tem a possibilidade de se fazer um tratamento odontológico grátis.

Agora, o SUS ampliou a oferta de atendimentos desde o ano passado, com a proposta do programa Brasil Sorridente, que em 2022 teve investimento de R$ 1,6 bilhão o público, sem nenhum custo.

No entanto, o grande obstáculo para o serviço é justamente a falta de conhecimento da população. Assim como é possível fazer praticamente todos os tratamentos gratuitos médicos no SUS, o mesmo acontece como o serviço odontológico.

CONHEÇA MAIS BENEFÍCIOS:

DINHEIRO ESQUECIDO

Como fazer tratamento odontológico grátis no SUS?

Assim, a primeira alternativa para isso é buscar as unidades de saúde família, os chamados ‘postinhos’, onde existe atendimento gratuito mediante agendamento. Assim, é possível fazer um tratamento preventivo e também sem custos para o cidadão.

Inclusive, é possível fazer as chamas limpezas e higienizações a cada seis meses, onde podemos tratar o dente sem precisar de um atendimento mais agressivo. E tudo isso pelo SUS.

Através do aplicativo ConecteSus, é possível inclusive encontrar unidades gratuitas de atendimento odontológico mais próximo, o que também facilita esse agendamento.

Mas, se o atendimento exigir um tratamento mais complexo, também é possível fazer pelo SUS. Afinal de contas, a saúde bucal é essencial e os dentes muitas vezes são uma porta de entrada para outros graves problemas de saúde. Até por isso, nos últimos anos o governo vem investindo pesado no atendimento odontológico.

Os CEOs (Centros de Especialidade Odontológica) são os locais onde é possível fazer recuperação dentária, canais e colocação de próteses através do SUS, desde que se comprove que não tem condições financeiras, embora o serviço seja universal e voltado para todos.

Até mesmo as pessoas que vivem em áreas mais afastadas da cidade e que teriam dificuldade em buscar um atendimento do tipo, podem ter acesso ao SUS, que tem algumas unidades móveis e profissionais de saúde da família que vão a essas regiões em busca do tratamento preventivo para as pessoas.

Com isso, o SUS se torna também uma importante ferramenta para o atendimento odontológico gratuito em qualquer lugar do Brasil e com atendimento para todas as pessoas e de todas as idades.