Taxa de juros mais baixa; saiba como isso impacta sua vida
Naturalmente, os bancos podem cobrar taxas diferente, mas isso ajudar a diminuir um pouco o valor
A taxa básica de Juros, conhecida como Selic, baixou de 13,75% ao ano para 13,25%. Isso foi definido pelo Banco Central, na última semana, após reunião feita entre técnicos do Copom, um órgão do BC.
Mas, esse assunto, amplamente divulgado na grande mídia muitas vezes passa batido na população. Afinal de contas, como a redução ou o aumento da taxa básica de juros pode alterar a vida de um cidadão no dia a dia?
Neste post, vamos falar um pouco sobre o impacto desses números na economia. E ajudar a entender um pouco mais.
Impacto no mercado imobiliário
Primeiramente, ressaltemos o mercado imobiliário, no caso do financiamento de imóveis novos e usados. Isso porque esse nicho se referencia com a taxa básica de juros da Selic para taxar os juros do financiamento.
Consequentemente, quando mais barata a taxa Selic, mais barato também ficará o financiamento, que é reajustando anualmente. Assim, essa queda de 0,5% anunciada nesta semana, já causará uma diferença.
Naturalmente, os bancos podem cobrar taxas diferente, mas isso ajudar a diminuir um pouco o valor.
Depois, a taxa básica de juros também impacta no financiamento de veículos e motos. Neste caso, muita gente não tem como comprar à vista e precisam do financiamento.
Mas, com a taxa básica de juros da Selic mais alta, os carros ficam mais caros. Inclusive, um financiamento de quatro a seis anos, por exemplo, pode deixar o valor do bem duas vezes mais caro quando acabar de pagar.
Então, conhecer a importância da taxa de juros é importante para se basear na hora de comprar um produto. Isso sem contar que essa taxa ajuda a controlar a inflação de um país.
Quanto mais alta for a taxa, mais caro ficará o produto final e isso faz com que os preços mais caros façam o consumo diminuir. Mas, isso futuramente também ajudará a inflação a ser reduzida.
No momento, o Brasil tem uma das taxas básicas de juros mais altas do mundo. No momento, só perde para a Turquia.
Por fim, a taxa de juros mais barata também significa crédito mais barato para o consumidor. E, principalmente para os mais pobres, que sempre sentem mais o impacto dos altos preços.
Então, quando o Banco Central anunciará mudanças na taxa básica de juros, isso sempre terá um real impacto no bolso do cidadão. Há três anos, no auge da pandemia, essa taxa chegou a 2% ao ano. Agora, está bem mais alta.
Saiba mais: Concurso público: veja oportunidades acima de R$ 8.000 por mês.