Portal de Economia e Finanças

Veja como solicitar o seguro desemprego pelo celular

4

O número de desempregados está cada vez maior no Brasil e no meio dessa fase tão complicada é muito importante saber como receber os seus benefícios. Neste artigo iremos mostrar como solicitar o seguro desemprego pelo celular.

Publicidade

Primeiramente, é importante relembrar que o trabalhador não pode solicitar o seguro desemprego se for demitido por justa causa. É possível checar este benefício através do Portal Emprega Brasil, tendo acesso a diversas informações como o seu saldo disponível.

Publicidade

Através do aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital) o usuário também pode ter acesso a todos os benefícios que você possa ter direito, incluindo o seguro desemprego. Não há necessidade nenhuma de utilizar o documento físico.

Seguro desemprego pelo celular

seguro desemprego pelo celular

Anteriormente a CTPS servia somente para consultar as informações profissionais, histórico trabalhista, período de contratação, salários, informações da empresa contratante e cargo.

Atualmente é possível utilizar somente o aplicativo e deixar o documento físico de lado. O aplicativo oferece diversas funcionalidades, como é o caso do seguro desemprego pelo celular.

Funcionalidades do CTPS Digital

O aplicativo está disponível para download na Google Play Store (Android) e App Store (iOS). Basta acessar a loja virtual correspondente ao seu dispositivo móvel e aproveitar todas estas funcionalidades, acompanhe!

Publicidade

Solicitar o seguro desemprego pelo celular

Para ter acesso ao status do seguro desemprego, acesse o aplicativo e clique na opção “Benefícios” onde será exibido uma lista de todos os benefícios disponíveis.

Para solicitar o seguro desemprego pelo celular clique na opção “Consultar” e depois em “Solicitar”. Para completar a solicitação é necessário ter acesso ao número de requerimento do seguro, que geralmente é entregue pelo seu ex-empregador.

Contratos de trabalho

É possível ter acesso a todos os contratos de trabalho, clicando na opção “Contrato” localizado no menu inferior da tela. Neste mesmo setor os usuários podem consultar as informações das empresas contratantes como endereço, CNPJ e nome. Além disso, informações como o histórico trabalhista do emprego também são disponibilizadas.

Conferir todos os benefícios que estão disponíveis

Na seção “Benefícios” é possível ter acesso a todos os benefícios que são disponibilizados pelo Governo Federal voltados para as questões trabalhistas. Clicando em “Saiba mais” a disponibilidade de cada um deles é exibida.

Além do mais, os usuários podem chegar se realmente está apto para receber o abono salarial e qual será a data da próxima parcela.

Exportação da sua carteira de trabalho para documento PDF

Além de conseguir solicitar o seguro desemprego pelo celular, você também pode passar todos os dados da sua carteira física para a digital. Para isso, clique na opção “Enviar” e selecione todos os itens que deseja enviar para a carteira digital. Lembrando que podem ser dados específicos ou até mesmo a carteira completa.

Também existe a opção de exportar a CTPS em forma de documento PDF e para isso basta clicar no ícone de PDF que está localizado no canto esquerdo.

4 Comentários
  1. Maria Damiana Soares de souza Diz

    Estou desempregada como faço pra receber o seguro desemprego

  2. Carla Francisca souza Diz

    Estou desempregada

  3. Carla Francisca souza Diz

    Estou desempregada como receber

  4. Arnaldo Rosis Diz

    Estou desempregado como solicitar o seguro desemprego

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.