Publicidade

Volatilidade – Como se preparar para esses momentos na economia

Inevitavelmente os investimentos tendem a ter a sua volatilidade acontecendo, se não de maneira diária, semanalmente.

Publicidade

Mas, você sabe como preparar o seu investimento para esse tipo de situação?

Publicidade

Aqui eu irei apresentar algumas maneiras que você pode utilizar de como se preparar para esses momentos de insegurança na economia.

Vamos iniciar então? Boa leitura!

Volatilidade – Como se preparar para esses momentos na economia

1 – Verifique o quanto você está exposto:

Se a volatilidade da Bolsa de Valores está começando a te tirar o sono, então você precisa observar qual é o tamanho da sua exposição.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Além disso, veja se esse mercado está de acordo com o seu perfil de risco até o momento.

Publicidade
Santander BR

Algumas posições grandes demais, podem acabar deixando uma parcela muito significativa dos seus investimentos expostos diante de um mercado que oscila demais, assim, ele acaba não sendo aconselhável.

Afinal de contas, da mesma maneira que existe a chance de ganhos significativos, as perdas também podem acabar aparecendo.

Não se esqueça que esse tipo de mercado, como o próprio nome dele diz, é variável, ou seja, ele vai para cima e para baixo.

2 –  Diversifique a sua carteira:

Quando você consegue dividir a sua carteira em vários tipos de ativos e mercados, você se torna capaz de potencializar as suas possibilidades de retorno dos seus investimentos.

Além disso, através dessa estratégia você consegue pulverizar os riscos, de uma maneira que você não se concentre somente na perda de uma modalidade.

Essa é uma regra super válida, não somente para a carteira de investimentos como um todo, não somente para a sua carteira de ações.

Assim, a diversificação é a melhor maneira de se proteger das oscilações de todos os mercadores.

Se você investe de maneira mais atenta, essa é uma ótima maneira de lidar com a imprevisibilidade atrelada ao mercado financeiro.

Além disso, gosto sempre de lembrar que não é porque você está reduzindo os seus riscos que os seus potenciais retornos também acabam sendo reduzidos.

Normalmente o que se reduz é a oscilação.

Claro, você não vai lucrar o máximo possível com uma ação, mas também não vai perder o máximo possível com ela.

Assim, diante de situações assim, é importante esclarecer que diante de uma estratégia de diversificação, não necessariamente se está jogando o lucro fora.

Na verdade, ela consegue garantir as melhores rentabilidades, de acordo com boas alternativas de ganhos no longo prazo.

3 – Volatilidade – Foque em empresas boas e no longo prazo delas:

Quando você foca os seus investimentos no longo prazo, você tem um aliado muito importante trabalhando para você, o tempo.

Através do mercado de ações você tem duas grandes formas de obter ganhos, mas elas não são as principais.

– Valorização das empresas ao longo do tempo:

Na valorização das empresas ao longo do tempo, você passa a ganhar com a alta das ações se o mercado começar a precificar a melhora operacional.

Além disso, acontece aqui o potencial de crescimento e de expansão das operações, se você conseguir escolher empresas boas, claro.

– Proventos:

A outra maneira de você conquistar ganhos é através dos proventos e aqui não existe limites.

Se você mantém as suas ações de portfólio no médio ou longo prazo, você passa a ter direito de receber parte dos lucros.

Esse direito de acionista te dá a chance de construir um portfólio que gere uma renda passiva, onde se entra dinheiro de maneira periódica na sua conta, em razão dos proventos.

Nesse caso, esse tipo de abordagem vai conseguir diluir as perdas e riscos ligados aos maus momentos que essas empresas podem acabar passando no curto prazo.

 

 

Espero que com essas dicas você consiga desenvolver um olhar diferenciado para a sua carteira de ações e entende que as oscilações dentro do curto prazo fazem parte desse jogo.

Além disso, é importante não se esquecer que a paciência, foco no longo prazo, diversificação e a persistência são as coisas que realmente vão te deixar tranquilo em dias de mares revoltos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.