Portal de Economia e Finanças

2 via Copasa: Saiba como emitir a segunda via da sua conta de água

0

A internet trouxe muitas facilidades que antes não existiam – e esse é o caso da 2 via da conta de água. Nesse caso, a 2 via Copasa, a responsável pela prestação de serviços de saneamento no estado de Minas Gerais.

Publicidade

Em época de pandemia, é mais difícil sair de casa para pagar contas atrasadas Copasa. Por meio da internet, é possível ter contas pagas da Copasa sem precisar do papel em mãos.

Publicidade

Como? Prossiga com a leitura do artigo e veja como emitir a 2 via Copasa da conta vencida!

 

Saiba mais sobre a empresa Copasa

“Para atender a mais de 14 milhões de habitantes mineiros, a Copasa fornece uma forma rápida e fácil de obter 2 via Copasa de conta atrasada!”

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais, ou Copasa, se trata de uma sociedade mista brasileira com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela é responsável por serviços de saneamento na maior parte do estado mineiro.

Foi criada em 1963 através da Companhia Mineira de Água e Esgotos, a COMAG, como parte de uma primeira política de saneamento em Minas Gerais. Na capital, quem lidava com os serviços de saneamento era o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Publicidade

Em 1973, essa DEMAE aderiu à COMAG e, em 1974, a COMAG passou por uma reestruturação. Com isso, se tornou a conhecida Copasa.

A quem a Copasa atende em Minas Gerais?

A Copasa é encarregada pelo abastecimento de água tratada e pela coleta de esgoto sanitário na maioria das cidades mineiras. Ela alcança 638 de 853 municípios, além de ser responsável pela coleta de águas residuais de 307.

Dessa forma, alcança mais de 14 milhões de habitantes. Por isso que estabeleceu uma forma alternativa de se pagar conta Copasa atrasada!

 

2 via Copasa: como obter a 2 via da conta de água?

Para obter a 2 via Copasa de conta em atraso, basta acessar o site oficial da Copasa. Lá, você pode obter a segunda via de conta em atraso, assim como:

  • Visualizar o histórico de consumo e contas pagas Copasa;
  • Fazer o parcelamento Copasa para contas atrasadas ou a vencer;
  • Pôr conta em débito automático;
  • Alterar data de vencimento da conta;
  • Solicitar religação de água;
  • Avisar falta de água ou vazamento na rua ou no imóvel;
  • Pedir por troca de endereço.

Para a maioria dos procedimentos, basta possuir CPF, CNPJ ou identificador da conta de água!

Como solicitar segunda via de conta em atraso?

Para solicitar a 2 via Copasa de conta vencida, você precisa:

  1. Entrar no site da Copasa e clicar em Segunda via de conta na tela Agência de Atendimento Virtual. Após isso, clique novamente em Segunda via de contas.
  2. Na próxima tela, você terá 3 opções de login: por CPF (caso seja Pessoa Física), CNPJ (caso seja Pessoa Jurídica) ou por Identificador de Usuário. Esse último se trata do número de matrícula presente na parte superior da conta de água.
  3. Após escrever o código de segurança, clique em Confirmar. Na próxima tela, você terá contas pagas Copasa e também as contas atrasadas Copasa. Clique na segunda via de conta em atraso que pretende pagar e depois em baixar.
  4. Além de baixar a fatura para imprimir, você pode apenas copiar o código de barras e pagar pelo aplicativo do seu banco.

Como pagar conta Copasa atrasada pelo celular?

Caso queira uma maneira ainda mais prática de pagar contas atrasadas Copasa, basta:

  1. Baixa o aplicativo Copasa, disponível na Play Store e na App Store.
  2. No aplicativo, faça login com seu CPF e senha. Caso seja o primeiro acesso, clique em Cadastrar na tela de login e preencha todos os dados.
  3. Por fim, selecione a opção 2ª via de contas e solicite a fatura ou apenas o código de barras.

Há outra forma de solicitar contas atrasadas Copasa?

Sim, você ainda pode pedir o código de barras por telefone, bastando ligar para o número 0800 0300 115 ou então solicitar no Fale Conosco. Caso sua solicitação ainda não seja atendida, ligue para a Ouvidoria da Copasa pelo número (31) 3207 7250.

Há problemas em ter contas atrasadas Copasa?

A água do cliente residencial não pode ser cortada totalmente antes de 90 dias de atraso no pagamento. Contudo, na primeira conta vencida, o fornecimento pode ser reduzido.

Caso tenha problemas para pagar, pode optar pelo Parcelamento Copasa de débitos, opção presente na Agência Virtual Copasa. Após pagar conta em atraso, o pagamento costuma demorar até 2 dias úteis para debitar.

Para evitar qualquer problema, ligue para a Central de Atendimento e informe que já quitou a conta em atraso.

 

Conclusão

Como dito antes, a internet facilitou muitas coisas que antes eram complicadas, como pagar conta de água. Pela Copasa, você tem três opções de emissão: pelo site, pelo aplicativo e por telefone.

Dessa forma, você tem mais de uma opção para obter a 2 via Copasa. Com isso, não precisa se preocupar com perder a conta de água ou não receber, muito menos com enfrentar filas. Basta acessar, baixar a fatura e pagar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.