Portal de Economia e Finanças

Veja se o consórcio vale a pena: Entenda tudo sobre esse assunto

0

As pessoas que pensam que os consórcios no país tiveram uma grande queda devido a nova pandemia está muito enganado, pois está acontecendo totalmente o inverso e o consórcio vem sendo considerado um dos melhores investimentos dos últimos tempos. Entenda se o consórcio vale a pena.

Publicidade

O consórcio é uma ótima oportunidade para as pessoas que desejam realizar aplicações sem ficar no vermelho, pagando somente por parcelas que realmente cabem no seu bolso e por isso o consórcio vem atraindo a atenção de cada vez mais pessoas.

Publicidade

O consórcio muitas vezes é subestimado pelos economistas, porém pode ser considerado uma espécie de poupança, mas com um objetivo já definido. Neste artigo iremos oferecer todas as informações sobre o assunto para te ajudar a entender se o consórcio vale a pena ou não.

Como funciona um consórcio

consórcio vale a pena

Para saber se um consórcio vale a pena é necessário entender exatamente como funciona. Vale ressaltar que existem diferentes tipos de consórcio para cada tipo de bem, mas a maioria esmagadora está direcionada para a aquisição de motos, automóveis e imóveis.

As pessoas que desejam ingressar no consórcio devem pagar todo o valor do bem desejado e uma pequena taxa de administração de 18%, todo esse montante será dividido em diferentes parcelas.

Muitas vezes as pessoas escolhem parcelas que estão mais adequadas a sua realidade financeira, com parcelas menores que realmente cabem no bolso e por isso chama muito a atenção.

Publicidade

Na nossa opinião, contar com um consórcio pode ser muito mais vantajoso do que optar por um financiamento.

Os bens mais adquiridos em consórcios

Como foi mencionado acima, o consórcio tem ganhado cada vez mais popularidade entre os brasileiros. Somente no ano de 2020 mais de 2,77 milhões de cotas de consórcio foram vendidas, um valor bem superior ao ano de 2019. Os bens mais adquiridos foram os seguintes:

Publicidade
  • 69,44 mil em eletrodomésticos e alguns outros bens duráveis (Cerca de 39%);
  • 101,69 mil foram em veículos pesados (Cerca de 18%);
  •  94 mil de serviços (Cerca de 48%);
  • 341,44 foram em imóveis (Cerca de 15%);
  • 955,51 mil foram em motos (Com uma alta de 2,3%);
  • 1,21 milhão foram em veículos leves (Contando com um crescimento de 4,3% sobre o ano de 2019).

O consórcio vale a pena?

O consórcio vale a pena dependendo de qual for o objetivo com ele. Outro fato é que o consorciado deve ter muita paciência, pois essa é uma forma de conseguir adquirir patrimônios com um objetivo bastante específico. 

Vale ressaltar que é necessário saber que essa modalidade de investimento é de somente uma duração mais longa. Como é o caso de um consórcio de imóveis, onde o prazo médio de pagamento chega a 213 meses, ou de veículos que podem chegar a 86 meses.

Existem alguns fatores que precisam ser levados em conta antes de decidir se ingressar no consórcio, veja agora quais são eles:

  • Realmente não possuir o dinheiro para realizar aquela compra à vista;
  • Admitir para você mesmo que não possui disciplina para investir todos os meses em algum tipo de aplicação;
  • Não possuir nenhum tipo de urgência para conseguir ter posse daquele bem em questão.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.