Portal de Economia e Finanças

Entenda a diferença entre poupar, economizar e investir dinheiro

0

Com certeza você já ouviu alguém falando sobre controle financeiro e educação financeira mas muitas pessoas ainda não sabem como manter o equilíbrio e ter todas as suas finanças em dia, por isso saber a diferença entre poupar, economizar e investir dinheiro é tão importante.

Publicidade

Mesmo você gastando menos do que recebe é importante saber a diferença desses três fatores para ter cada vez mais um melhor controle financeiro. Pense sobre esses conceitos e entenda qual é o verdadeiro significado de cada um deles.

Publicidade

Neste artigo iremos mostrar todas as diferenças entre poupar, economizar e investir dinheiro. Saiba como trabalhar esses três fatores e obter sucesso de uma forma mais simples e inteligente. Acompanhe todas as nossas dicas!

Como poupar dinheiro?

poupar, economizar e investir dinheiro

Muitas pessoas não conseguem dizer qual é a diferença entre poupar e economizar, mas vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Poupar significa basicamente guardar uma certa parte do seu salário. Em casos onde a pessoa economiza uma certa quantia no restaurante e depois gasta em uma festa, não é poupar e sim economizar.

Para poupar é necessário que o dinheiro seja guardado e não gasto em qualquer outra coisa. Afinal possuir uma quantia em dinheiro guardado para emergências, passa muita segurança em casos de imprevistos.

Publicidade

O que é economizar?

De uma forma bem simples, economizar é basicamente não gastar dinheiro de forma desnecessária. Economizar é conseguir ir ao shopping, ver inúmeras vitrines e mesmo assim conseguir controlar o consumismo excessivo.

É possível economizar dinheiro em diversas situações, sendo atividades simples do nosso dia a dia, como comprar somente o necessário na compra de supermercado, deixar de frequentar determinado lugar com os amigos e outras situações.

Publicidade

Muitas vezes, as pessoas fazem negócios achando que estão economizando muito dinheiro, mas na verdade só estão realizando compras desnecessárias só porque está com um preço mais acessível. 

Possuir um controle financeiro é de grande ajuda na hora de tomar decisões do cotidiano e por isso também é tão importante entender a diferença entre poupar, economizar e investir dinheiro.

Como conseguir investir dinheiro?

Agora que já foi explicado o que é poupar e economizar, chegou o momento de realizar  investimentos. Deixar o seu dinheiro parado, sem gerar nenhum rendimento depois de tanto esforço é uma grande perda de tempo.

O melhor caminho é conseguir juntar um dinheiro considerável e realizar alguns investimentos, para ver o seu dinheiro realmente sendo valorizado e oferecendo algum retorno.

Publicidade

Muitas pessoas pensam que investimentos só são realizados por pessoas ricas, mas a realidade está bem longe disso, pois investir está no alcance de todas as pessoas, basta dedicar um tempo para estudar e entender um pouco mais sobre o assunto.

Não é necessário realizar investimentos absurdos para ser considerado um investidor. Basicamente, basta colocar o seu dinheiro em algum lugar e esperar que ele trabalhe por você, independentemente de qual foi o valor investido inicialmente.

Esperamos ter ajudado você a entender qual é a real diferença entre poupar, economizar e investir dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.