5 doenças da coluna que podem dar direito a aposentadoria

Veja Quais Distúrbios da Coluna Vertebral Podem Gerar Direito à Aposentadoria do INSS

Anúncios

A dor nas costas no dia a dia é realmente uma coisa muito difícil de lidar, principalmente quando ainda temos que pensar em fazer atividades laborais que muitas vezes acabam prejudicando a situação.

Nesse sentido, um terço das causas de incapacidade no trabalho estão diretamente relacionadas a problemas na coluna, uma das doenças mais comuns.

Como resultado, hoje, 33 em cada 100 pessoas que não podem trabalhar e pretendem se aposentar têm dores nas costas.

Doenças que aposentam

Como um dos motivos mais alienantes para os trabalhadores, conheça 5 afecções da coluna vertebral que podem dar direito à aposentadoria por invalidez ou ao auxílio-doença:

Osteófitos (bico de papagaio)

O bico de papagaio, ou osteófito, é uma característica patológica caracterizada pelo crescimento anormal de tecido ósseo ao redor das articulações vertebrais, cujos discos intervertebrais, que deveriam atuar como amortecedores entre os ossos, são danificados.

hérnia de disco

Uma hérnia de disco é uma lesão que ocorre mais comumente na região lombar. Esse distúrbio é o que tem maior probabilidade de causar dores nas costas e alterações na sensibilidade das coxas, pernas e pés. Cerca de 80% das pessoas experimentarão dor lombar em algum momento de suas vidas.

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

doença degenerativa do disco

A doença degenerativa do disco com desidratação do disco intervertebral é o resultado do envelhecimento fisiológico natural do disco intervertebral.

Os discos nas colunas são compostos principalmente de água. Ao longo dos anos, eles perdem fluido e tornam-se mais finos. Com discos mais planos, é mais difícil absorver o choque porque significa menos amortecimento entre as vértebras. Isso pode levar a problemas nas costas que causam dor.

Cervicalgia

Uma condição chamada dor cervical ou dor cervical envolve desconforto na área, que pode ser causado por uma variedade de fatores, especialmente estilo de vida sedentário, má postura, esforço repetitivo, envelhecimento e trauma.

Mesmo em alguns casos, o problema pode ser causado por estresse, depressão, hérnia de disco, problemas neurológicos e reumatismo.

Protusão discal

Uma hérnia de disco, também chamada de hérnia de disco, é deslocada pelo disco gelatinoso entre as vértebras em direção à medula espinhal, pressionando os nervos e causando sintomas como dor, desconforto e dificuldade de movimentação.

Este disco intervertebral, tem a função de amortecer o impacto entre as vértebras e facilitar o deslizamento entre elas, permitindo executar movimentos com facilidade.

Doença degenerativa dá direito a aposentadoria?

Aos trabalhadores com determinada doença degenerativa é garantido o direito à aposentadoria por invalidez.

Nesse caso, para que uma doença degenerativa tenha direito à aposentadoria, a doença deve atingir um nível que impeça o trabalhador de trabalhar com qualidade de vida.

Aprenda a analisar a deficiência

Quando a doença da coluna é crônica e priva os trabalhadores de uma qualidade de vida adequada, há maior chance de garantia de aposentadoria.

Lembre-se, para esta questão, é necessário demonstrar que a doença está impedindo o trabalhador de trabalhar.

Nesse sentido, é necessário atentar para quatro requisitos para a concessão de pensões:

  • Qualidade de segurado do requerente;
  • Carência mínima de 12 contribuições;
  • Superveniência de moléstia incapacitante para o desenvolvimento de qualquer atividade que garanta a subsistência; e
  • Caráter definitivo da incapacidade.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo