FGTS pago em duplicidade – Saiba como recuperar

Normalmente o pagamento referente ao FGTS do trabalhador é feito através da Guia de Recolhimento. Este pagamento pode ser efetuado até o sétimo dia do mês subsequente ao pagamento do salário, do contrário o empregador pode ser multado. Acontece que, por descuido ou falta de atenção, ocorre do pagamento ser feito em duplicidade. Então, o que fazer nos casos de FGTS pago em duplicidade? Tem como reaver esse valor?

Se esse tipo de erro também aconteceu com você, saiba que tem como restituir o valor pago em duplicidade. E nesse artigo, mostraremos como fazer isso. Confira!

Veja também:

FGTS pago em duplicidade – Como restituir o valor?

fgts pago em duplicidade

Problemas envolvendo FGTS pago em duplicidade são mais comuns do que se imagina. E apesar de envolver certa burocracia, saiba que é possível solicitar a restituição do valor pago em duplicidade.

Para isso, existe um procedimento que deve ser adotado por quem pagou o FGTS em duplicidade. Para começar, o empregador deve fazer o recolhimento no mês posterior, independentemente se o pagamento do FGTS foi feito ou não em duplicidade.

Isso porque, o pagamento da Guia de Recolhimento não é passível de compensação. Ou seja, ainda que tenha pago o FGTS em duplicidade, o valor extra não servirá para compensar o mês posterior.

O procedimento correto a se fazer nos casos de FGTS pago em duplicidade é o que detalhamos abaixo. Confira:

Passo a Passo

  1. Acesse o portal Conectividade Social
  2. No canto superior a direita da tela, você deve marcar a opção “Empregador”
  3. Digite o seu certificado digital
  4. Depois que fizer isto, o site mostrará uma tela contendo todos os serviços que estão disponíveis. Nesta nova tela, você deve marcar a opção “Solicitar Devolução de Valores FGTS”
  5. Uma nova página com um formulário irá se abrir. Preencha o Formulário inserindo as informações referente aos dados solicitados
  6. Informe o motivo da devolução marcando a opção “pagamento em duplicidade”
  7. Depois que fizer isto, clique no comando “Continuar”. Nesse momento uma nova tela irá se abrir revelando todas as guias pagas no período que indicou no formulário do passo 5.
  8. Marque a guia paga em duplicidade e depois clique no comando “Continuar”
  9. Feito isso, preencha os dados bancários para onde o valor deve ser restituído e por fim clique em “Finalizar a solicitação”.

Portanto, este é o procedimento padrão para solicitar a devolução do FGTS pago em duplicidade. Embora seja um processo que envolve várias etapas, solicitar a restituição do FGTS duplicado não é tão complicado quanto parecer. Basta seguir os passos acima que você receberá o valor pago em duplicidade diretamente na sua conta.

Quanto tempo leva para receber o FGTS pago em duplicidade?

Agora você já sabe como solicitar a restituição do FGTS pago em duplicidade. Mas, nesse momento outra dúvida que surge é sobre o prazo de recebimento do valor restituído. Afinal, quando é possível ver o valor da restituição em sua conta?

Após concluir o processo de solicitação do estorno do FGTS pago em duplicidade, a restituição é feita em 45 dias. Contudo, em alguns casos é possível que essa restituição seja feita antes ou após esse prazo.

Para acompanhar o status do seu pedido, basta acessar o portal Conectividade Social neste link. Além disso, para maiores dúvidas sobre o assunto, também é possível entrar em contato com a Caixa através dos seus canais de atendimento.

Karina Matos

Formada em Enfermagem e Biologia pela UFPI, atuo como redatora de conteúdo para web há mais de 10 anos, amo o que faço, sou proativa e determinada. Desenvolvo conteúdos para diferentes nichos, sempre buscando aprimorar meus conhecimentos e técnicas para superar as expectativas, pois meu lema é "Não existe obstáculos quando há Foco, Força e Fé".