Aposentadoria: Aprenda como solicitar a do INSS sem sair de casa

Publicidade

A aposentadoria é algo que gera expectativas para todas as pessoas e muitas vezes gera diversas dúvidas sobre a sua solicitação.

Pensando em você, nós trouxemos algumas informações sobre a aposentadoria do INSS para que você fique sem qualquer dúvida. Confira:

Publicidade

Saiba tudo sobre a aposentadoria do INSS

Aposentadoria
Aprenda como solicitar a sua aposentadoria sem ter que sair de casa!

Aprenda como solicitar

Existem algumas maneiras para que você realize a solicitação de sua aposentadoria do INSS de maneira não presencial, podendo ser através da internet ou pelo telefone.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Pela internet

A solicitação pela internet é feita pelo site Meu INSS, ou através do aplicativo que está disponível na Play Store, para dispositivos Android e na App Store, disponível para dispositivos IOS.

Publicidade

Se você já tiver um cadastro, clique em “Entrar”, caso você não tenha, escolha “Cadastrar senha” e siga todas as instruções que forem descritas na tela.

Publicidade
Then please attach the following html code to the place in the page where you want our player to be shown:

Então digite o seu CPF e depois clique em “Avançar”, sendo necessário digitar a sua senha e clicar em “Entrar”.

Na próxima página, é o momento de você escolher qual a aposentadoria que você irá solicitar, se será por tempo de contribuição, por idade, rural ou da pessoa com deficiência.

De acordo com Badari, caso o trabalhador peça aposentadoria de um tipo, contudo outra for mais vantajosa, ele terá direito ao benefício maior.

Se isso acontecer, o INSS solicitará uma atualização de seus dados cadastrais, então você deverá clicar em “atualizar”, para assim conferir todos os seus dados, quando concluir cliquem e “Avançar”.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Nesse momento você deverá selecionar o tipo de aposentadoria que deseja solicitar, clicando na opção que melhor se adequa.

O INSS irá solicitar uma nova atualização dos dados, sendo necessário informar se deseja apenas saber o seu tempo de contribuição, possibilitando realizar uma simulação.

Dessa maneira você conseguirá fazer a solicitação de aposentadoria sem sair de casa, respondendo um questionário com algumas perguntas como: ” Você possui tempo especial ( para aquelas pessoas que trabalharam em atividades prejudiciais à saúde)?”, ” você possui tempo rural?”, “você possui tempo trabalhado em outro país?’, dentre outras questões.

Então responda se você autoriza a alteração da data de entrada do requerimento, para a data que você adquiriu as condições necessárias para se aposentar. Logo depois irão aparecer seus dados pessoais para você conferir se estão certos.

A sua solicitação pode ser acompanha através do Meu INSS, Central 135 ou e-mail, e você deverá escolher qual dessas opções deseja.

Na próxima página, você poderá anexar os documentos que comprovem o seu direito à aposentadoria, sendo muito importante para algum período que você trabalhou e não esteja no Cnis.

Para anexar os documentos você precisa clicar no sinal de “+” e seguir todas as instruções que aparecerem na tela. Após concluído esse passo clique em “Avançar”.

Nesse momento irá aparecer uma lista de empresas que você trabalhou ou que fez contribuições, caso tenha alguma informação errada, poderá corrigir clicando na imagem do lápis. No caso de não ter trabalhado ou contribuído pelo período indicado, poderá excluí-lo clicando na imagem da lixeira.

Se você precisar adicionar um emprego deverá apertar no sinal de mais, depois em “Adicionar Vínculo” e informar a data de início e fim do trabalho. Quando concluir, aperte em “avançar”.

Nesse momento irá aparecer uma mensagem que você declara que todas as suas informações são verdadeiras e você deverá confirmar.

Então deverá selecionar o local que deseja receber o pagamento, podendo realizar uma pesquisa por bairro.

Por fim, você poderá ver o resumo do seu pedido e caso todas as informações estejam corretas deverá clicar em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e depois em “Avançar”.

Quando isso estiver concluído, será gerado um comprovante que deverá ser guardado em um local seguro.

Pelo telefone

Para que você possa realizar a solicitação de sua aposentadoria pelo telefone é necessário que você ligue para o número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas até às 22 horas.

Ao ligar para o número você deverá falar que deseja realizar a solicitação da aposentadoria e informar todos os dados que forem solicitados.

Aprenda algumas dicas para programar a sua aposentadoria

Saiba o momento em que você cumprirá os resquisitos

Primeiramente, quando você começar a pensar em sua aposentadoria, é importante que você realize a consulta do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), sendo ele o documento que registra toda a sua vida profissional e os valores dos salários.

Para consultá-lo você deverá acessar o site Meu INSS com o seu login e senha.

Coloque todas as suas despesas em um papel

Depois que ocorreu a Reforma da Previdência, o cálculo das aposentadorias mudou e foram implantados dois redutores, então manter o seu atual padrão de vida talvez não seja possível, caso se aposente.

Algumas dicas para você reduzir o seu custo de vida são:

  • Eliminar gastos supérfluos;
  • Separar uma parte dos seus rendimentos mensais ( pelo menos 10%);
  • Escolher uma maneira de investir;
  • Ter em mente planos de previdência privada, que de maneira geral são investimentos de vários anos.

Fique atento a todos os seus direitos

Saiba que quem completou os requisitos antigos para aposentadoria antes do dia 13 de novembro, possui o direito de aproveitar das regras mais vantajosas, valendo para quem consegue o 86/96, a aposentadoria especial e tem 30 anos, pedindo o benefício por idade.

Além disso, existem segurados que ganham o piso ou valores próximos a eles, então devem se aposentar na primeira regra de transição que alcançarem.

Fique atento que ninguém poderá ganhar uma aposentadoria menor do que o salário mínimo, então os trabalhadores descritos acima não irão perder renda com os novos cálculos.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos que estão por se aposentar e faça com que eles descubram como solicitar a aposentadoria do INSS de maneira simples e rápida.

Além disso, não esqueça de deixar o seu comentário com a sua opinião sobre essa possibilidade, ele é muito importante para nós.

Deixe um comentário