Publicidade

Arthur Lira e Ministro da Economia entram em conflito

Paulo Guedes mau saiu de uma confusão com o Congresso, ele está agora imerso em problemas com Arthur Lira.

Publicidade

Depois de sequentes e longos desentendimento, durante todo 2020, ele começou a bater de frente com o presidente da Casa.

Publicidade

Motivos para briga de Arthur Lira e Paulo Guedes

Paulo Guedes está sendo informado que Arthur Lira está circulando entre os empresários e no Palácio do Planalto afirmando que ministro fracassou na condução da politica econômica.

Além disso, o presidente do Senado estaria dizendo que ele tem retardado e dificultado as ações que irão combater o desemprego que foi causado pela pandemia.

Segundo pessoas próximas a Guedes, ele estar sendo “envenenado” pelos deputados que fazem parte do centrão.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Em sua maioria, os integrantes do centrão não costumam ver com simpatia a privatização das estatais, como vem acontecendo com a Eletrobras.

Publicidade
Santander BR

O que causou o atrito recente com Arthur Lira?

O atrito mais recente foi causado na semana passada em razão do Orçamento da União para 2021.

Segundo as equipes econômicas houve uma previsão menor do que o necessário para acontecer as despesas obrigatórias, como o seguro-desemprego e as aposentadorias.

O buraco nessas contas seria superior a R$ 30 bilhões.

Mas, o ministro quer que o Congresso possa cobrir esse rombo com as emendas que os parlamentares possam apresentar ao Orçamento e que irão servir de verba e obras para as suas bases eleitorais.

Congresso diz que relatório do Orçamento 2021 é culpa de Guedes

Márcio Bittar, relator do Orçamento 2021, disse que foi o próprio governo quem o orientou na elaboração do relatório.

A partir disso, o centrão acusa a equipe econômica de tentar jogar a opinião pública contra o Congresso.

Além disso, Lira tem dito que compartilha dos ideias liberais do ministro e sua equipe e que não articula a sua queda no governo.

Entretanto, as fontes de Paulo Guedes no Planalto contaram que Arthur Lira teria dito ao presidente Jair Bolsonaro que Paulo Guedes já perdeu as condições de controlar a gestão do país e que um fracasso na economia será fatal nas eleições de 2022.

Jair Bolsonaro estaria tentando colocar panos quentes na situação e deve tentar promover uma conversa entre os dois em busca de um entendimento.

Mas, nem Arthur Lira e nem Paulo Guedes desejam esse rompimento, entretanto, ambos acreditam que isso depende menos deles do que do desenrolar da situação financeira e econômica do país.

Bolsa de valores começa abril em queda

A B3 fechou em queda no seu primeiro pregão de abril, na véspera de feriado marcada pelo foco dentro no cenário politico e fiscal, além do agravamento da disseminação da Covid-19 em território brasileiro.

Na quarta-feira a bolsa havia fechado em queda de 0,18%, com 116.633 pontos, mas acabou acumulando uma alta de 5,90% no mês de março.

Essa foi a primeira alta do Ibovespa em 2021.

Janeiro e fevereiro acabaram terminando em queda, com 3,32% e 4,21%, respectivamente.

Com esse resultado, o índice teve uma alta de 0,41% na semana, no ano a queda se mantem em 3,16%.

Totalizando, as empresas que estão na bolsa perderam cerca de R$ 91,7 bilhões em valor de mercado no primeiro trimestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.