Auxílio Brasil: confira o calendário de pagamento para 2023 e veja quando receber

O Governo Federal já definiu as datas do calendário de pagamento do Auxílio Brasil para 2023, quando o benefício volta a se chamar Bolsa Família. No entanto, os prazos para recebimento dos valores começam a partir do dia 18 de janeiro.

Desta maneira, os beneficiários do Auxílio Brasil recebem a primeira parcela até o dia 31 de janeiro. Depois, a segunda parcela começa a ser paga a partir do dia 13 de fevereiro, até o dia 28 desse mês.

Então, com a definição do calendário até o final do ano, quem é beneficiário do Auxílio Brasil pode se programar para receber o valor, que por enquanto volta a ser de R$ 400. Mas, sem tiver alguma dúvida, poderá entrar em contato com o telefone 121 do Ministério da Cidadania, responsável por gerir o programa.

Como saber a data do meu pagamento do Auxílio Brasil?

Primeiramente, o beneficiário do Auxílio Brasil precisa ter o NIS (Número de Identificação Social), pois, com ele, terá uma espécie de identidade para quem recebe algum programa de transferência de renda do governo.

Então, o NIS sempre tem finais de 0 a 9 e as datas de pagamento do benefício são de acordo com esse número. Por exemplo, quem tem NIS final 1, já recebe a partir do dia 18 de janeiro. No entanto, quem tem NIS final 0, vai receber o benefício no dia 31 deste mês.

Assim, esse número é o que define essas datas para receber. Além disso, também é importante destacar que o beneficiário tem um prazo-limite para sacar os valores.

Por exemplo, quem recebe no dia 18 de janeiro, terá até o dia 18 de maio para retirar o dinheiro ou transferir para a sua conta. Caso contrário, o valor é devolvido para o governo.

Outro detalhe importante é que, para ter direito ao Auxílio Brasil, o beneficiário também precisa estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do governo. E também precisa ter todos os critérios de baixa renda para receber o valor.

 

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: