Saiba como conseguir cartão de crédito em 2023

Separamos passos importantes para você começar o ano com um bom limite de crédito

Mais de 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito para compras do dia a dia, mas nem todos podem acessar bons limites por ter nome negativado. No fim de 2022, a Serasa apontou que 4 em cada 10 brasileiros estavam com CPF “sujo”, o que impede a cedência de crédito de qualquer modalidade.

Ou seja, quem está com dívidas não consegue aprovação em cartão de crédito, empréstimos ou acessar financiamentos, por exemplo. Isso acontece porque as dívidas diminuem seu score, pontuação importante para sua saúde financeira e utilizada por vários birôs de crédito, como Serasa e SCPC.

Ainda nessas condições, você saberá com o Dinheiro Bem Cuidado que é possível conquistar seu cartão de crédito ainda em 2023. Traremos dicas simples para te ajudar neste ano, que pode começar com novas oportunidades para quem não conseguiu, ainda, limpar o nome.

Anote as dicas e observe suas contas bancárias, afinal, algumas não são ideais para quem não possui nome no azul. Acompanhe conosco os passos para seguir, um a um, e ter um limite de crédito, ainda que baixo antes do ano acabar!

 

Score: saiba o que é

A pontuação é utilizada pelas principais instituições usadas para ceder crédito ao brasileiro, como a Serasa, fonte de informações de grandes lojas e bancos do país. O SCPC e o SPC também usam o ranking para avaliar quem é um consumidor chamado de positivo, ou seja, tem as contas em dia e pode acessar o que quiser na área financeira.

A pontuação vai até a mil, e quanto mais longe desse número mais perto é a possibilidade de não conseguir um cartão de crédito. Para ter um bom score, invista em pagar contas em dia, não só as básicas, mas faturas de cartões de loja, dos cartões que já tem e também parcelas de empréstimos ativos, por exemplo.

Outra dica importante é movimentar o CPF, se for possível. Isso significa tentar cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e ter participação ativa no “jogo” financeiro, desde que tudo seja pago em dia, claro. Quanto mais os bancos perceberem sua vontade de ter mais crédito, mais dará.

 

Passos para conseguir um cartão de crédito

É importante destacar que a maneira mais fácil de começar a ter aprovações é ter o nome limpo, e se isso não é sua realidade, você terá algumas dicas agora. Aproveita para acessar os sites da Serasa e de outras instituições para saber exatamente as dívidas que deixam seu CPF negativado.

Negocie as dívidas

Claro, observe sua realidade para atingir este objetivo. Isso significa que não é recomendado assumir parcelas que comprometam o orçamento só para sair de problemas financeiros. Portanto, veja os acordos ofertados pelas empresas as quais você possui dívidas. 

Pelo site da Serasa, por exemplo, você confere os acordos disponíveis para seu CPF e faz negociações em menos de um minuto, escolhendo a quantidade de parcelas e como os valores serão cobrados, normalmente, por emissão de boletos.

 

Escolha um banco

Imagine que você receba seu salário através de um banco, e não possui um cartão de crédito mesmo recebendo renda e movimentando aquela conta. Já tentou solicitar um limite de crédito? A portabilidade de salário para uma conta que você já possui limite de crédito, pode proporcionar ainda mais limite, por exemplo. Além disso, se a conta é utilizada para transferências, pagamentos e outras transações, ela já está apta para a tentativa de conseguir um cartão.

 

Dados atualizados

Quanto mais suas informações estiverem em dia no site dos birôs de crédito e com os próprios bancos, mais seu CPF participará de análises para cedência ou não de limites de crédito. Portanto, deixe sempre atualizados os dados referentes a renda, comprovações de residência e muito mais.

 

Planejamento financeiro

Toda decisão começa com planejamento, e quando se trata da sua vida financeira essa atitude não pode ser diferente. Portanto, tente priorizar essa decisão para definir os próximos passos. Isso significa que se for necessário pagar dividas, reserve valores mensais para tal fim. Se caso for conseguir um limite maior mesmo com nome sujo, movimente o que puder das contas que já utiliza.

Faça planilhas ou escreva o planejamento para que os gastos sejam controlados e o objetivo seja conquistado. Assim, você sempre terá oportunidades de quitar dívidas e pode até mesmo, encontrar maneiras de reservar dinheiro, o que traremos a seguir.

 

Junte dinheiro

Sabemos que para a maioria dos brasileiros, juntar dinheiro não é uma decisão fácil. Ainda sim, se quiser começar, comece lentamente, separando o que puder por mês, e quando sentir que é possível aumentar a reserva, vá gradualmente. É importante ter o compromisso de não retirar os valores da reserva, para que os planos não sejam levados por água a baixo por prazeres momentâneos. 

 

Quando conseguir, cuide

É importante não se deixar cair em dívidas novamente quando conseguir um limite, mesmo que seja pequeno. Isso porque se há a cedência de crédito e você novamente deixa de pagar suas contas, a próxima jornada será muito mais difícil para conseguir crédito novamente. 

Portanto, se acha não conseguir arcar com parcelas de compras quando conseguir um cartão de crédito, utilize menos do limite ou só use quando tiver condições financeiras de arcar com as faturas, que são mensais. Como você percebeu, é muito difícil recomeçar na vida financeira após uma negativação, então, tenha cuidado.

 

Movimente sua conta

Essa é uma das dicas mais importantes para quem tem nome sujo e quer cartão de crédito. Se já tem uma conta, movimente-a de todas as formas. Receba valores, faça transferências, compras na modalidade débito, saques e demonstre ao banco ou instituição financeira que a conta se tornou primordial. 

Assim, as ofertas chegarão de forma mais rápida e essa mesma atitude ajudará a conquistar limites altos, se, por exemplo, esse for o seu desejo com o cartão de crédito. Portanto, inicie pagando faturas em dias e tornando a conta movimentada.

Aguarde…

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: