Auxílio gás – Veja se tem direito ao benefício!
Em 2021, muitas famílias brasileiras de baixa renda já possuem acesso a mais um benefício social, o Auxílio Gás.
O valor já foi estipulado em R$52 reais pelo Governo Federal. E a pretensão é que o benefício seja pago por até 5 anos. Mas, quem terá direito ao vale gás? As famílias precisam fazer algum cadastro para ter direito? Como será feito o pagamento do benefício?
Acompanhe esse artigo até o final e descubra quem terá direito a este benefício e como será feito o pagamento. Confira!
Veja também:
- Bolsa Família: veja quando vão receber os beneficiários de NIS final 7
- Qual é melhor? iPhone 13 Pro ou 14 Pro?
- Horas extras: veja o que muda com a nova determinação do TST
- Imposto de renda: como funciona a destinação social
- CaixaTem: confira as novidades do aplicativo
Quem terá direito ao Auxílio Gás?

A princípio, o auxílio para aquisição de gás se destina as famílias de baixa renda residentes no Brasil. Contudo, para ter acesso ao benefício, é necessário que as famílias possuam algumas características específicas.
No geral, entre os requisitos que as famílias devem apresentar para receber o auxílio gás, estão:
- Estar inscrito no CadÚnico
- Ter renda mensal menor ou então igual a meio salário mínimo (R$550,00)
- Possuir membros na família que sejam beneficiários do programa BPC ou mulheres vítimas de violência doméstico que recebam acompanhamento de medidas protetivas de urgência.
A estimativa é que mais ou menos 19 milhões de famílias sejam atendidas no Brasil, pelo vale gás 2022. Dessa forma, milhares de brasileiros terão mais uma forma de amparo social em tempos de Pandemia.
Preciso fazer inscrição para ganhar o Auxílio Gás?
Não! Até agora não foi liberada nenhuma informação que se refere a inscrições necessárias em plataformas ou aplicativos. Apenas o CadÚnico e o BPC serão usados como referência para concessão do benefício.
Para saber se você terá direito ao vale gás, além dos requisitos é provável que o Ministério da Cidadania disponibilize um link para consulta.
Como será pago o benefício?
O pagamento do vale gás será feito a cada dois meses. Além disso, o governo usará a estrutura do Auxílio Brasil para conceder o benefício as famílias. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5 milhões de famílias já receberam em novembro de 2021 o primeiro pagamento.
No geral, os recursos que irão custear a execução do Programa Vale Gás advêm de várias fontes, como:
- Elevação da alíquota do Cide que incide sobre os combustíveis
- Parte dos lucros que a Petrobrás paga a União
- Da parcela da União relacionada aos royalties de gás natural e petróleo
- Dos bônus oriundos da assinatura para licitação de blocos de exploração e produção de petróleo e gás natural, salvo a parte que compete à Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural e também aos Estados, DF e Municípios.
Além disso, também custeia o programa valores da receita pela venda de petróleo, gás natural e outros fluidos destinados à União, assim como outros recursos previstos no planejamento orçamentário da mesma.
Auxílio Gás e Vale Gás da Petrobrás é a mesma coisa?
Muita atenção, pois o vale gás da Petrobrás é completamente diferente do Programa Auxílio Gás. Embora ambos sejam pagos em dezembro de 2021, a quantidade de famílias atendidas em cada programa será diferente, assim como o valor do benefício.
Além disso, vale destacar que o vale gás da Petrobrás é um programa executado pela Petrobrás e, portanto, segue requisitos e formatos diferentes do programa estabelecido pelo Governo. Então fique atento para não se confundir!
Agora que já compreende o que é o auxílio gás, suas características e a diferença entre ele e o Auxílio Gás da Petrobrás, veja se você se encaixa em uma das categorias de beneficiário.