BankLike: conheça a fintech que oferece empréstimo a negativados
BankLike: conheça a fintech que oferece empréstimo a negativados, existem tantos aplicativos disponíveis para smartphones que é difícil pensar em um que ainda não exista no mercado. A lista de apps vai desde transporte, alimentação e relacionamento (os “queridinhos” entre os usuários brasileiros), até como fazer grafites em 3D. Há quem aposte que essa tecnologia irá dominar o mundo — e os negócios também!
Passar o dia mexendo em aplicativos nem de longe é uma tarefa chata, embora pareça entediante de cara, e eu tenho absoluta certeza que você já fez ou faz isso todos os dias. Até porque, é um mundo de possibilidades na tela do celular.
O que você diria se existisse um app como alternativa ao empréstimo rápido e sem burocracia, ao passo de um clique? Pois bem, ele existe, é brasileiro e se chama BankLike. O idealizador foi ninguém menos que o empreendedor Charles Marques.
O que é o BankLike?

O BankLike lembra o Uber e o Airbnb, em termos de oferta e demanda, contudo, sua função é basicamente emprestar dinheiro a terceiros. Utilizando-se da economia colaborativa, o aplicativo une investidores a quem precisa de ajuda financeira — podendo esse investimento ser usado para pagar as dívidas ou mesmo realizar um sonho.
Como surgiu a ideia?
Assim como tantos outros brasileiros, Charles se viu encurralado pela dificuldade de conseguir crédito para fechar um contrato importante. Em sua busca incessante por solução, ele criou o app BankLike, cujo modelo é semelhante aos que rodam nos Estados Unidos e na Europa, como é o caso do ‘peer-to-peer lending’.
Como funciona?
A operação é totalmente online e feita em plataforma digital, com interface intuitiva e de fácil usabilidade. De modo geral, o usuário compra “likes”, popularmente conhecidos como moedas virtuais. Se você adquire 200 likes, por exemplo, irá receber a quantia de R$ 200, já que eles são convertidos em reais.
Quem quiser multiplicar os ganhos pode ainda comprar likes, à vista, por meio de boleto bancário. Mas atenção, a regra é clara: investidores compram “likes” via boleto, enquanto as pessoas que estão no vermelho fazem suas transações pelo cartão de crédito.
O empréstimo poderá ser pago em 6, 8, 10 ou 12 vezes, permitindo que o usuário escolha a melhor alternativa, dentre as que a plataforma lhe oferece na hora de fechar o negócio. As taxas, por sua vez, variam de pessoa para pessoa. Os investidores são remunerados a uma taxa de 1% ao mês.
BankLike colaborativo
Muito se fala acerca da economia colaborativa, contudo, poucos conhecem sua real importância nesse novo momento do mundo. Trata-se de uma economia em que bens e serviços são obtidos de forma compartilhada.
O BankLike adota a economia colaborativa como sua principal bandeira, pois quer mostrar que pessoas ajudam pessoas, como é o caso dos investidores “anjo” que dão vida ao aplicativo. Aqui é possível pagar toda suas dívidas, sejam elas quais forem, sem criar novos débitos; além de investir o seu dinheiro.
De acordo com o BankLike, são mais de duas mil pessoas na fila de espera para investir, e a média de investimento é de R$ 5 mil.
Curiosidades
- 300 é o número de municípios brasileiros engajados no negócio;
- O aplicativo já superou a casa dos milhões de reais;
- O limite do cartão de crédito é o que estabelece o seu teto de compras no BankLike;
- Desde 2018, o Conselho Monetário Nacional permite que as empresas de tecnologia do setor financeiro (fintechs) concedam crédito sem a necessidade de intermediação de um banco;
- As sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEPs) são instituições financeiras que têm o objetivo de realizar operações de empréstimo, e de financiamento entre os interessados, exclusivamente por meio da plataforma eletrônica;
- Em um ano, as moedas geram rentabilidade superior a 15%, à medida que forem sendo utilizadas pelos usuários do aplicativo.
Prós e contras
- A interface é simples e de fácil manuseio, sem burocracia ou análise de crédito;
- Os juros são baixos se comparado aos praticados no mercado;
- É possível investir com vistas a um rendimento mais alto;
- O dinheiro é creditado na conta em até 5 dias úteis;
- Disponível para iOS e Android;
- O aplicativo não cobra qualquer taxa extra, somente o percentual que corresponde aos custos operacionais e administrativos do serviço;
- Um dos pontos fracos do BankLike é a lentidão no carregamento entre telas.
