Bolsa de valores do Brasil é a maior se comparada a países vizinhos

A Bolsa de valores do Brasil teve o melhor desempenho se comparada a países vizinhos, desemprenho esse maior em um período de cinco anos, quando a Ibovespa conseguiu superar até os índices dos Estados Unidos, exceto a Nasdaq.

Anúncios

Obviamente que quem entrou na Bolsa brasileiro nesses últimos dez anos sentiu muita oscilação, o que é uma das características do mercado variável.

Entretanto, o investidor que conseguiu superar esses momentos de sobre e desce das cotações conseguiu rentabilidade real, superior à obtida nos mercados latino-americano e durante alguns períodos, até acima dos índices das Bolsa dos Estados Unidos.

Anúncios

Levantamento da Economatica coloca o Brasil como destaque

O cálculo foi feito com base na rentabilidade dos índices, descontada a inflação respectiva de cada país.

Anúncios

Certamente, o melhor desempenho ocorreu no acumulado em 20 de abril.

Nesse caso, o Ibovespa teve uma rentabilidade real de 81,9% ficando atrás apenas do Nasdaq Composite, da Bolsa de Tecnologia de Nova York, que teve uma rentabilidade de 150,5%.

Já os índices americanos S&P 500 e Dow Jones registraram ganhos de 76,8% e 68%, respectivamente.

Anúncios
Anúncios

Segundo o diretor geral da pesquisa, o Ibovespa tem demonstrado um ótimo desempenho ante seus pares latinos nos últimos dez anos.

Se comparado os dados de 12 meses até 20 de abril, o Ibovespa acumulou uma rentabilidade real de 43,3%, novamente superando Dow Jones (39,4%) e S&P 500, 42,7%, além de todos os seus pares latinos.

O fundo do poço da Ibovespa

O fundo do poço da Ibovespa em 2020 aconteceu em 23 de março de 2020, momento e que o Ibovespa atingiu 63 mil pontos.

Esse é o pior patamar desde julho de 2017.

O movimento já se seguia nas ultimas semanas, entre os dias 9 e 13 de março, por exemplo, a B3 chegou a acionar o circuit Breaker quatro vezes.

Já mencionei aqui no site a respeito do circuit break que interrompe as negociações na Bolsa de Valores quando a queda do mercado financeiro supera 10%.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

CONTA + CARTÃO DE CRÉDITO PAN
   

Durante a interrupção, não existe a possibilidade de fechar qualquer tipo de negócio com as ações, derivativos e títulos de renda fixa e privada.

O quem vem preocupando o mercado financeiro nos últimos meses na bolsa de valores do Brasil?

Segundo alguns analistas, os principais fatores domésticos que têm influenciado o Ibovespa principalmente no último mês dizem respeito às incertezas ao redor do cenário fiscal, político e sanitário.

O cenário para 2021 permanece instável. Do lado fiscal, os investidores mantinham o radar na sanção do Orçamento.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro viveu ressentimento um impasse: ou ele sancionava o Orçamento e corria o risco de uma acusação por crime de responsabilidade ou ele vetava ao menos parcialmente os trechos que desagradava no Congresso.

A decisão aconteceu na quinta-feira, dia 22, quando Bolsonaro sancionou o projeto aprovado pelo Congresso.

Já do lado sanitário, ainda preocupa a lentidão do programa de vacinação brasileiro, fundamental para a retomada.

Por fim, o lado político, os investidores se preparam para acompanhar desenrolar da CPI da Covid.

No curto prazo, o cenário ainda é de incertezas e instabilidade para os investidores que estão na Bolsa do Brasil, que conquistou a sua alta ontem, com cerca de 0,97%, aos 120.530 pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima