Caixa Tem: Conheça os benefícios que tem a oferecer

O aplicativo Caixa Tem ficou muito conhecido por conta do Auxílio Emergencial que é depositado na conta digital controlada por esse aplicativo.

Anúncios

No dia 1º de outubro, o Senado aprovou a Medida Provisória 982/2020 que permite a ampliação do uso da poupança digital para outras utilidades, como receber benefícios sociais do governo.

Saiba quais são as novas funcionalidades do Caixa Tem

Caixa tem
Conheça as novas funcionalidades que o Caixa Tem oferecerá!

Desde o dia 1º de outubro, o projeto de lei de conversão permite que a poupança digital receba o depósito de todos os benefícios sociais que são pagos pela União, estados e município, com exceção daqueles que são de origem previdenciária, como por exemplo, aposentadoria e auxílio doença.

Anúncios

A única exceção do texto em relação a depósitos previdenciários é quando a pessoa autorizar expressamente a abertura desse tipo de conta ou a utilização de outra já existente em seu nome.

De acordo com o texto aprovado, continua proibida a emissão de cheque ou cobrança de tarifa pela utilização dos serviços do Caixa Tem, ainda sendo possível a utilização dele para o pagamento de boletos.

Saiba como fica o FGTS Emergencial

Ficou definido que os valores do saque emergencial do FGTS estarão disponíveis na conta digital, com abertura automática, até o dia 30 de novembro e se não houver qualquer movimentação do recurso, ele voltará para a conta vinculada no fundo.

Anteriormente, a MP 946 permitia que o trabalhador pedisse o novo saque após o retorno do recurso, desde que a solicitação ocorresse até 31 de dezembro, sendo o valor do saque extra de 1045 reais (um salário mínimo).

Anúncios

Conheça algumas regras referentes ao Caixa Tem

Como já foi dito anteriormente, a abertura da conta poupança digital poderá ser automática, sendo seguidas as regras das poupanças tradicionais, ou seja, ela pode ser fechada em qualquer momento, não existindo qualquer cobrança de custos e de maneira simplificada.

Além disso, existe a possibilidade do beneficiário solicitar a ampliação dos serviços vinculados a sua conta e dos limites, também podendo solicitar que a conta conta poupança seja convertida em conta corrente e vice versa no nome do titular.

No texto original existia o limite de movimentação de 5 mil reais, sendo contabilizados os depósitos e retiradas, contudo o projeto de conversão aprovou uma taxa fixa desse valor para o total de depósitos mensais. Ainda continua proibido que as instituições financeiras utilizem o valor dos benefícios depositados para quitar as dívidas ou abater saldo negativo.

Conheça outras possibilidades oferecidas

Agora o Caixa Tem está ofertando microcrédito, seguros e cartões, trazendo novas possibilidades para os usuários do aplicativo.

O microcrédito na plataforma está sendo finalizada, sendo uma ferramenta que irá permitir o empréstimo de 100 a 300 reais para brasileiros que possuem baixa renda e trabalhadores informais que hoje recebem o auxílio emergencial, de uma maneira rápida, simples e digital.

Atualmente, o Caixa Tem já oferece um cartão de débito digital que pode seu utilizado em compras online e presenciais, apenas aproximando o celular da máquina do cartão.

A ampliação que está ocorrendo dos serviços do Caixa Tem, possuem o objetivo de auxiliarem aquelas pessoas que possuem uma baixa renda e de alguma maneira proporcionar uma bancarização das pessoas, pois antes do coronavírus, mais de 40 milhões de cidadãos não possuíam qualquer conta no banco.

De acordo com Guimarães, um dos fatores que contribuiu para a redução dos lucros da Caixa Econômica Federal no segundo trimestre de 2020 foi o esforço para pagar os brasileiros, pois o banco praticamente parou em abril e maio, apenas para realizar o pagamento do auxílio emergencial, fazendo com que os contratos comerciais fossem reduzidos.

Tome cuidado com o golpe no aplicativo Caixa Tem

Muitas pessoas estão sofrendo com um golpe que envolve o aplicativo da Caixa Tem, pois estão tendo os seus dados cadastrados por golpistas que querem pegar os 1045 reais que estão disponíveis para saque do FGTS emergencial.

Alguns dos clientes quando foram verificar as informações referentes ao saque, notaram que o e-mail cadastrado era desconhecido e que o valor já havia sido movimentado, ou seja, ficaram quem o valor.

Ocorreu um caso onde a pessoa foi verificar o seu dinheiro e ele já não estava mais lá, então deslocou-se até uma agência da Caixa e lá constataram que não houvera fraude, informando que o dinheiro tinha sido sacado na Bahia, contudo a pessoa não estivera no estado.

Os golpistas estão agindo da mesma maneira de sempre, utilizando os dados dos beneficiários no aplicativo Caixa Tem, sendo o nome e o CPF, tendo como principal diferencial o e-mail e a senha. Dessa maneira, eles possuem acesso ao dinheiro, que é pago em duas etapas.

Em um primeiro momento o recurso fica disponível na poupança digital e só pode ser utilizado para pagamento de boletos e contas no próprio app, tendo também a possibilidade de realizar pagamentos em supermercados, padarias e farmácias que aceitem o cartão de débito virtual.

Somente após um tempo é concedida a permissão para transferir ou sacar o dinheiro, sendo utilizado um código no próprio app.

A principal função do saque emergencial do FGTS era auxiliar os trabalhadores que foram afetados pela pandemia, permitindo que fosse sacado o valor de até um salário mínimo de contas ativas e inativas do FGTS que possuíssem algum saldo.

Todos os recursos estão sendo disponibilizados de maneira gradativa, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.  Então, fique de olho para que o seu cadastro não seja realizado por terceiros e em caso de constatação de fraude não deixe de procurar as autoridades competentes para tentar reaver o dinheiro.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam as novas funcionalidades que o aplicativo Caixa Tem pode oferecer. Além disso, não deixe de comentar a sua experiência com o app.

Anúncios
Rolar para cima