Carros Retomados de Financiamento sendo vendidos em Leilão

Com a crise financeira que assolou o país nos últimos anos, muitas pessoas tiveram que deixar de lado o sonho do carro próprio.

Anúncios

Mas, com a economia se recuperando, isso pode estar mudando. Segundo dados do Banco Central, o número de financiamentos para automóveis voltou a crescer no primeiro trimestre de após três anos consecutivos de queda.

No entanto, nem todos os consumidores conseguem manter o pagamento das parcelas e acabam tendo o carro retomado pelo banco. Nesses casos, os bancos costumam realizar leilões para tentar recuperar o valor do empréstimo. Se você está pensando em comprar um carro dessa forma, confira abaixo algumas informações importantes sobre esse tipo de leilão.

O que são carros retomados de financiamento?

Os carros retomados de financiamento são aqueles que foram comprados por meio de um empréstimo e que, por algum motivo, o proprietário não conseguiu pagar. Esses veículos são então levados para leilões, onde qualquer pessoa pode dar o seu lance e tentar comprá-los. Geralmente, os carros retomados de financiamento são vendidos pelo valor que ainda está pendente no empréstimo, ou seja, o proprietário original não recebe nenhum dinheiro pelo seu carro.

Por que os carros são retomados de financiamento?

Quando um comprador de carro não pode fazer suas prestações mensais, o banco ou a montadora retomam o veículo. Isto é feito para evitar mais prejuízos, já que o valor do carro tende a cair bastante após um atraso no pagamento.

Além da queda no valor do bem, os atrasos nos pagamentos de carros geram juros altíssimos, o que encarece ainda mais o financiamento. Com isso, fica cada vez mais difícil para o comprador honrar seu compromisso.

Por isso, é importante sempre ficar atento às condições do financiamento e ter certeza de que será possível arcar com as parcelas antes de fechar negócio. Caso contrário, você pode ter seu carro retomado e leiloado pelo banco.

O que acontece com os carros retomados de financiamento?

Os carros retomados de financiamento são geralmente vendidos em leilões, onde o vendedor pode obter um preço melhor pelo carro. Muitas vezes, os carros são retomados porque o proprietário não consegue mais fazer os pagamentos, então o banco ou a financeira toma posse do carro. Se o dono do carro não puder comprar o carro de volta no leilão, o carro será vendido para outra pessoa e o dono perderá todo o investimento que fez no veículo.

Como funciona o leilão de carros retomados de financiamento?

Os carros retomados de financiamento são vendidos em leilão para o pagamento dos débitos do proprietário. O leilão é realizado por uma empresa especializada e os lances são feitos pelos interessados. O carro é vendido ao maior lance ofertado.

Quais os riscos de comprar um carro em leilão?

Os riscos de comprar um carro em leilão são os mesmos de comprar um carro usado: você não sabe a história do carro, se foi bem cuidado ou não, e pode haver problemas ocultos. Além disso, os leilões costumam ser frenéticos e é fácil ficar emocionalmente envolvido e pagar mais do que o valor do carro. Por isso, é importante pesquisar e estar bem informado antes de participar de um leilão.

Considerações finais

Os carros retomados de financiamento são uma ótima opção para quem procura um veículo barato. No entanto, é importante lembrar que esses carros podem estar em mau estado e, portanto, é necessário fazer uma inspeção cuidadosa antes de comprar. Além disso, é importante comparecer ao leilão com o dinheiro em mãos, pois os lances costumam ser feitos em dinheiro vivo.

Vídeo Complementar

Veja abaixo um vídeo sobre o assunto:

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…