Publicidade

Cartão de crédito: dicas para usar com cautela

Se você teve um cartão de crédito aprovado nos últimos meses e está super animado para usá-lo, não se esqueça da cautela nos gastos.

Publicidade

Afinal, muitas pessoas usam o cartão como se não houvesse o amanhã e depois ficam com dívidas bem acima do limite do que podem pagar.

Publicidade

Isso gera muitos problemas, como o atraso no pagamento da fatura, juros altíssimos, negativação do nome e bloqueio do crédito.

Portanto, confira as nossas dicas sobre como usar o cartão de crédito com cautela e evitar muitos problemas em relação às suas finanças pessoais.

Quais são as medidas que precisam ser tomadas ao conseguir um cartão de crédito?

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre algumas dicas que devem ajudar você a usar o seu cartão com cuidado e evitar muitos problemas financeiros.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Confira todas as dicas a seguir!

Publicidade
Santander BR

cartão de crédito

Não se esqueça do vencimento da fatura

A primeira dica é sobre o vencimento da fatura, afinal, muitas pessoas acabam se esquecendo da data de pagamento do cartão de crédito e acabam pagando multas e juros.

Portanto, ao adquirir um cartão, a primeira coisa que você precisa fazer é conferir a data de vencimento e anotá-la em algum lugar importante para não esquecer.

Evite pagar a fatura atrasada, pois isso deve gerar juros e diminuir o seu score.

Controle os seus gastos com o cartão de crédito

Muitas vezes recebemos um limite mais alto do que imaginávamos no cartão, mas isso não significa que você pode utilizá-lo além do que você pode pagar.

Dessa maneira, é importante controlar todos os gastos que você faz no cartão.

Defina um valor mensal que você pode gastar no cartão que esteja dentro da sua renda, e controle diariamente se os gastos estão dentro desse limite estipulado.

Hoje em dia, a maioria dos cartões de crédito oferecem um aplicativo gratuito onde é possível acompanhar todos os gastos.

Algumas inclusive oferecem relatórios e gráficos de compras mensais.

Fique por dentro dessas informações para não ultrapassar o seu limite de compras.

Caso seja necessário, altere o limite do seu cartão para um valor que esteja dentro do seu orçamento.

Não peça diversos cartões de uma vez

Um cartão é o suficiente para suprir as suas necessidades em compras e parcelamentos, pois quanto mais cartão você solicitar, maior a chance de se perder em dívidas que não pode pagar.

Dessa maneira, o ideal é ter 1 ou no máximo 2 cartões de crédito.

Não acumule crédito, pois depois as consequência serão difíceis de controlar.

Memorize o melhor dia de compra

O melhor dia de compra é geralmente de 7 a 10 dias antes do vencimento do cartão, cada credenciadora tem o seu dia exato.

Confira qual é o melhor dia de compra do seu cartão de crédito, pois essa data deve lhe fornecer até 40 dias para começar a pagar as suas contas.

Mas, não se empolgue tanto com essa informal, pois mesmo que o prazo seja maior, é preciso efetuar o pagamento da fatura em algum momento.

Dessa maneira, tenha cautela e compre somente o que o seu bolso pode pagar, mesmo que de forma parcelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.