Portal de Economia e Finanças

Cartão de crédito sem comprovação de renda: é confiável?

0

Quem é autônomo não possui holerite e precisa de crédito

Publicidade

Ideais para autônomos, pequenos empresários ou universitários,os cartões de crédito sem comprovação de renda existem e podem ser solicitados pela internet. Até mesmo quem trabalha a pouco tempo precisa de soluções como essa.

Publicidade

Ainda que muita gente desconfie, é confiável solicitar esse tipo de cartão de crédito pela internet, desde que cliente observe de onde está pedindo. Precisa ser um site seguro, de uma instituição confiável e que tenha oferecido crédito para outras pessoas.

Muita gente imagina que não dá para o banco avaliar o crédito, sendo que não há comprovante de renda, mas, esse não é o único critério. Todo o histórico financeiro e a capacidade de fazer negócios do seu nome também é avaliada e por isso, o banco encontra segurança para te oferecer um limite de crédito.

Vamos trazer alguns cartões de crédito mais fáceis, que não exigem o comprovante de renda para fazer o pedido. Também citaremos outros critérios utilizados pelo banco para aprovar o cartão de crédito de clientes. Veja abaixo!

Além da renda, quais critérios são observados?

A ideia de algumas pessoas é que sem comprovação de renda muita coisa deixa de ser feita. Esse documento é útil e necessário, mas nem sempre! No caso do cartão de crédito, tem muitas coisas a serem levadas em conta. Vejam os critérios:

Atualização de dados

Caso esteja tentando pedir um cartão de crédito no banco que possui conta, priorize, mensalmente, deixar seus dados atualizados. Assim, o banco irá entender que você é um cliente interessado e que busca um constante relacionamento com a instituição financeira, facilitando a aprovação do crédito.

Publicidade

Histórico inadimplente

Caso você tenha anos de dívidas não pagas, ainda que hoje esteja tudo certo isso pode te prejudicar, principalmente se as inadimplência foram com antigos cartões de crédito. Talvez você possa quebrar essa má impressão fazendo o pedido pessoalmente e mostrando uma boa renda, por exemplo. Aí entra o bom relacionamento com o banco, claro.

Cadastro positivo

Ainda na mesma linha do score, a Serasa disponibiliza um cadastro para direcionar as empresas a escolher um bom pagador. Entenda melhor aqui. Antes, o consumidor procurava a ferramenta e descobria seu score e facilitava o relacionamento com empresas, fazendo mais transações e pagando em dia. Hoje, a ferramenta tem autorização do governo federal para entrar em contato com bons pagadores.

Publicidade

Score

Ainda que seja uma pessoa com quase nenhuma movimentação financeira, o score já existe. Sendo baixo no ranking do Serasa, mas positivo, ele também será avaliado como critério de liberação para seu cartão de crédito. Esteja sempre de olho no estado do seu nome no site do cadastro positivo.

Cartões de crédito que não exigem comprovação de renda

Separe seus documentos e veja qual a opção serviria melhor ao seu bolso. Ainda que não comprovem renda, os documentos pessoais são essenciais na hora de fazer o pedido. Veja as opções.

Cartões universitários

Vários bancos oferecem cartões de crédito na modalidade universitário que não exige comprovação de renda. Não é só direcionado a jovens, porque alguém de idade mais avançada pode estar matriculado em uma universidade, o que já dá o direito de ter um cartão de crédito assim.

Normalmente é oferecido ao cliente um limite base, que não é alto, mas já ajuda muito. Pessoas que possuem financiamentos como o FIES, também podem solicitar um cartão de crédito e débito universitário. Lembrando que esses tipos não possuem tantas tarifas e anuidades.

Publicidade

Cartões pré-pago

O cartão pré-pago é ótimo para quem não possui comprovação de renda e tem nome sujo, por exemplo. Muitas empresas oferecem esse tipo de cartão, onde o cliente compra o cartão, carrega com um valor determinado e consegue utilizar como cartão de crédito. Ainda que esse tipo de cartão de crédito não permita parcelamento, é muito útil para quem está pendurado em dívidas, por exemplo.

Esses cartões podem ser comprados pela internet ou em grandes lojas de departamento. Escolha os que ofereçam mais benefícios, como acúmulo de pontos ou vantagens pela frequência de uso. Saiba que você só terá limite quando o cartão de crédito for carregado e ele não funciona como débito. O gasto é limitado pela escolha do cliente.

Cartão de crédito Nubank

Existem relatos na internet de que em alguns casos o cartão de crédito Nubank não exigiu comprovante de renda. Faz sentido porque muitos jovens procuram pelo cartão de crédito e não possuem renda, fazendo com que a fintech libere um limite base para esse tipo de público. Consulte a Nubank para saber se isso é possível.

Vale a pena pedir um cartão de crédito como esse?

Depende de cada caso. Se você tem o nome sujo e se encaixa nesses requisitos, só peça se for extremamente necessário, para não se enrolar mais. Cartão de crédito é muito útil se usado com sabedoria.

Para autônomos, é indicado ter essa segurança, já que muitas vezes esse trabalhador recebe por dia, ou seja, não é um assalariado mensal. Pode ajudar muito quando houver emergências familiares ou gastos que só possam ser feitos com um cartão de crédito.

Os estudantes podem ter um socorro ao pedir o cartão de crédito universitário. Emergências escolares ou gastos que possam ocorrer já serão supridos sem dor de cabeça. Saiba, apenas, que a fatura chega normalmente e deve ser paga.

Golpes na internet

Pessoas endividadas ou idosos acabam caindo em golpes na internet, e informações de cartões de crédito para nome sujo ou que não exigem documentos, como a comprovação de renda são prato cheio para golpistas, que criam sites e obrigam as pessoas a preencher campos com informações pessoais.

Fique muito atento, porque dificilmente vão existir opções de grandes bancos que não exigem a comprovação de renda, afinal, é uma segurança para o banco. Então, antes de preencher seus dados em pedidos de cartão de crédito, observe e pesquise muito, principalmente se a página é confiável e tem a presença do cadeado na barra de endereços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.