Cashback: o que é e como funciona?

Com as mudanças nos hábitos de consumo, juntamente com a grande competitividade no mercado digital, as empresas tiveram que apostar em artifícios que ajudariam na diferenciação entre os seus concorrente.

Uma das grandes transformações para os consumidores e as empresas é a possibilidade de receber dinheiro de volta. É isso mesmo, este método conhecido como cashback já virou realidade no mercado brasileiro.

Para entender melhor sobre o significado do cashback e como funciona na prática, continue lendo este nosso artigo! Vamos lá?

Saiba o que é Cashback

O cashback é popularmente conhecido no Brasil como um programa que devolve ao consumidor uma parte do dinheiro gasto em suas compras. Este método pode ser aplicado por empresas de cartões de crédito ou em sites de compras de produtos pela internet.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não confundir o método “dinheiro de volta”, com os programas de pontos e descontos. Os clientes que utilizam plataformas que possuem o método cashback podem escolher se preferem receber o dinheiro na conta corrente ou crédito para reutilização. E, por não possuir data de expiração, o pedido de devolução do dinheiro fica a critério do cliente.

O programa de cashback tem contribuído bastante para as estratégias de vendas de vários estabelecimentos digitais, tanto que vem se tornando um diferencial na hora do cliente fechar o negócio.

Então, como você já entendeu o significado de Cashback, continue lendo este artigo para aprender sobre a funcionalidade e a sua utilização nas compras digitais.

Entenda como funciona o Cashback

Para começar a usufruir de uma parte do dinheiro gasto em compras online, primeiramente você precisa realizar o cadastro em um programa de cashback, que normalmente possui parceria com diversas lojas. Este cadastro é importante, pois não é possível conseguir recuperar a quantia de dinheiro fazendo a compra diretamente do site financeiro ou em e-commerce.

Com o cadastro concluído, você já pode fazer a sua compra e garantir o ‘dinheiro de volta’. A compra com cashback pode ser realizada através do aplicativo, extensão ou o navegador. E vale ressaltar que todas essas opções utilizam uma url personalizada que faz o redirecionamento para o site parceiro.

As compras realizadas neste processo são identificadas no sistema, e a parte do investimento retornado é calculado levando em consideração a porcentagem de reembolso que a instituição oferece. Esta porcentagem pode variar 2%, 18%, 50%, e em determinados casos pode chegar até a 100%.

O estabelecimento que tem interesse em se tornar parceiro do programa de cashback precisa realizar um pagamento. É através desta comissão que acontece a recompensa, pois se utiliza uma parcela deste valor para dividir entre os usuários que fizeram compras.

É importante enfatizar que o valor de dinheiro devolvido muda de um site para outro, mas o princípio de funcionamento do cashback é o mesmo. Existe também um prazo para o recebimento do dinheiro que varia de empresa para empresa. O ideal, neste caso, é verificar estas particularidades com a empresa escolhida.

Agora que você aprendeu sobre cashback, que tal começar a receber dinheiro de volta em suas próximas compras? 😀

Deixe um comentário