CNH Digital: como usar e o que muda em relação à versão de papel?

CNH Digital é uma versão virtual da Carteira Nacional de Habilitação

ANÚNCIOS

A CNH Digital é uma versão virtual da Carteira Nacional de Habilitação, que surgiu no Brasil a partir de 2017. Desde então, muitos motoristas passaram a adotar essa versão, pois, é mais fácil e prática que a versão impressa, de papel.

Além disso, a CNH Digital tem a mesma validade da CNH impressa, em qualquer lugar do Brasil. Inclusive, é válido para apresentar como documento oficial em qualquer lugar, como aeroportos e rodoviárias, por exemplos.

Assim, quando o motorista é parado em uma blitz policial e não estiver com a versão impressa da carteira de habilitação, poderá mostrar a CNH Digital. Com isso, ganha até mesmo em praticidade.

CONHEÇA MAIS BENEFÍCIOS:

DINHEIRO ESQUECIDO

Como usar a CNH Digital?

Agora, para usar, precisa ter um telefone celular smartphone ou iPhone. Por lá, vai baixar o aplicativo ‘CNH Digital’ e fazer o cadastro. Assim, para quem já tem a carteira de habilitação impressa, automaticamente já vai aparecer no sistema.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO SEU E-MAIL:

Os aplicativos para baixar são o Google Play e o App Store. No entanto, a CNH Digital só vale para quem tem carteira de habilitação renovada ou tirada pela primeira vez a partir de 2017.

Então, com o documento no aplicativo, também há a possiblidade de salvar em formato PDF, para ficar arquivado no aparelho celular. Isso porque a CNH Digital conta com o QR Code, que deverá ser escaneado pela fiscalização.

Consequentemente, se torna mais confiável e minimiza os riscos de fraudes. Antes, quando existia apenas a carteira impressa, muita gente falsificava e, muitas vezes, o documento tinha uma qualidade quase igual ao original.

É possível imprimir o documento

No entanto, o motorista que se sentir inseguro apenas com a CNH Digital, poderá ter a versão impressa original. Mas, também, poderá imprimir uma cópia do documento digital.

Para isso, precisa baixar o PDF, ter uma impressora no computador ou enviar o arquivo para algum lugar que tenha. Desta maneira, vai poder ter uma espécie de segunda via.

Desta maneira, em uma eventual blitz, o policial ou o agente de trânsito deverão aceitar tanto a versão impressa quanto a versão virtual da CNH Digital.

Por fim, a CNH Digital ainda conta com outras informações do motorista, como a quantidade de pontos que tem por multas e também os dados dos carros que, eventualmente, tem no nome. E, em alguns estados, também é possível ter o licenciamento digital do veículo.

Leia também: Como tirar a carteira de trabalho digital.