Cobrança de seguro em empréstimo: Saiba como funciona 

Você sabia que em alguns casos é feita uma cobrança de seguro em empréstimo? Embora muitas pessoas já tenham tido contato com este valor, muita gente não sabe para que serve esta cobrança.

Anúncios

O objetivo do “seguro prestamista” é garantir que o empréstimo seja pago. Desta forma, ele é vantajoso tanto para quem faz a adesão do crédito, quanto para quem está oferecendo o empréstimo, ou seja, a instituição financeira. 

Desta forma, a cobrança de seguro em empréstimo faz com que o contratante tenha um auxílio caso tenha algum tipo de imprevisto. Por isso, em caso de perda de emprego, acidente ou outro tipo de problema, é possível contratar. 

Anúncios

Entenda o que é a cobrança de seguro em empréstimo

A cobrança de seguro em empréstimo é feita para assegurar que o crédito será pago, mesmo em casos de imprevistos. Existem duas modalidades de seguro prestamista: seguro que cobre o valor total da dívida ou seguro que cobre a dívida de forma parcial. 

Por isso, entre as vantagens de aderir a esta modalidade de seguro, estão relacionadas tanto a quem oferece o crédito quanto a quem contrata. 

Para quem faz a adesão, essa cobrança é vantajosa pois garante que o nome não será negativado em caso de perda de emprego ou outros problemas financeiros. 

Por outro lado, para quem oferece o crédito, o seguro é uma garantia de que o valor oferecido será devidamente pago.  

Anúncios

Pessoas que podem aderir à cobrança de seguro em empréstimo

Podem aderir ao seguro prestamista todas as pessoas que fazem um empréstimo ou financiamento em diversas instituições financeiras. 

Além disso, quem faz compras parceladas em diversas lojas também pode aderir a este tipo de serviço. Existem casos em que a instituição financeira já tem parceria com a seguradora e inclui o valor juntamente com a parcela do empréstimo. 

Porém, caso o cliente preferir, ele pode entrar em contato com uma seguradora para fazer um seguro personalizado, da forma como desejar. 

Vantagens oferecidas

Entre as vantagens da cobrança de seguro em empréstimo, podemos citar:

  • Seguro vigente até a última parcela do empréstimo ou financiamento;
  • Em casos de doença, perda de emprego ou diminuição da renda mensal, o seguro garante que o nome do cliente não será negativado;
  • O valor do seguro é diluído juntamente com as parcelas, fazendo com que o valor não comprometa a renda mensal. 

Como utilizar o seguro?

A cobrança de seguro em empréstimo é feita mensalmente e de forma automática. O mesmo ocorre com a necessidade de utilização do seguro. Caso precise ser acionado, é a própria instituição financeira que entra em contato com a seguradora. 

Porém, é muito importante ressaltar que nenhuma instituição financeira pode fazer a cobrança do seguro prestamista sem avisar o cliente. Por isso, no ato da adesão de qualquer tipo de crédito, certifique-se dos custos que estão embutidos no valor. 

Também é importante ressaltar que a cobrança de seguro em empréstimo não é obrigatória, ou seja, o cliente não tem a obrigatoriedade de fazer a adesão. 

Rolar para cima