Como a inflação afeta o valor do seu dinheiro?

Se parece que o seu dinheiro não rende quanto antes, você talvez nem imagine, mas a razão é a inflação, que descreve o aumento gradual dos preços e o lento declínio do poder de compra do seu real ao longo do tempo.

Desse modo, o impacto da inflação pode parecer pequeno no curto prazo, mas com o decorrer de anos e décadas, ela pode corroer drasticamente o poder de compra das suas economias. 

Portanto, veja como entender a inflação e as medidas que você pode tomar para proteger o valor de seu dinheiro.

Afinal, como funciona a inflação?

A inflação ocorre quando os preços sobem, diminuindo o poder de compra dos seus reais. 

Em 1980, por exemplo, um bilhete de cinema custava em média R$2,89. Em 2019, o preço médio de um bilhete de cinema havia subido para R$15,16. 

Não pense na inflação em termos de preços mais altos por apenas um item ou serviço, no entanto. 

Afinal, ela se refere ao amplo aumento de preços em um setor ou indústria, como o setor automotivo ou de energia – e, em última análise, a economia inteira de um país. 

Embora possa ser frustrante pensar no seu dinheiro perdendo valor, a maioria dos economistas considera uma pequena quantidade de inflação um sinal de uma economia saudável. 

Uma taxa moderada incentiva você a gastar ou investir seu dinheiro hoje, em vez de colocá-lo debaixo de seu colchão e ver seu valor diminuir.

O que é Deflação?

Quando os preços caem em um setor da economia ou em toda a economia, isso é chamado de deflação. 

Embora possa parecer bom que você possa comprar mais por menos amanhã, os economistas advertem que a deflação pode ser ainda mais perigosa para uma economia do que a inflação descontrolada.

Sendo assim, quando a deflação se instala, os consumidores atrasam as compras no presente enquanto esperam que os preços diminuam ainda mais no futuro. 

Se não for controlada, a deflação pode diminuir ou congelar o crescimento econômico, o que, por sua vez, dizima os salários e paralisa a economia.

Inflação Extrema: Hiperinflação e estagflação

Quando a inflação não é controlada, é comumente conhecida como hiperinflação ou estagflação. Estes termos descrevem a situação descontrolada que paralisa o poder de compra e a economia dos consumidores.

O que é Hiperinflação?

A hiperinflação ocorre quando a inflação sobe rapidamente e o valor da moeda do país cai rapidamente. 

Desse modo, os economistas definem a hiperinflação como ocorrendo quando os preços sobem pelo menos 50% a cada mês. 

Embora raros, casos passados de hiperinflação ocorreram durante a agitação civil, durante os períodos de guerra ou quando regimes foram assumidos, tornando a moeda efetivamente sem valor.

Talvez o exemplo mais conhecido de hiperinflação tenha ocorrido em Weimar, na Alemanha, no início da década de 1920, pois os preços subiram dezenas de milhares de por cento a cada mês, o que prejudicou gravemente a economia alemã.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: