Como conseguir um empréstimo sem comprovação de renda? Confira!

Publicidade

A situação financeira não está nada fácil. A quarentena imposta pela pandemia do coronavírus complicou ainda mais as contas do governo, assim como a dificuldade em conseguir um emprego aumentou por conta das medidas de isolamento social, com isso muitas pessoas estão atrás de um empréstimo sem comprovação de renda.

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 90% dos países vão crescer mais que o Brasil. Portanto, todo auxílio financeiro pode ser interessante nesse momento para investir melhor e sair do sufoco, como a disponibilização de empréstimos.

Mas o que fazer para conseguir um empréstimo sem comprovação de renda? Como funciona? Quais as condições? Não precisa se preocupar. A seguir, explicaremos como toda a coisa funciona, em detalhes, para que você saiba tomar a decisão mais sábia possível. Se fizer tudo de forma correta, pode ser possível, até limpar seu nome perante os órgãos de restrição e aumentar seu score.

Publicidade

Saiba como conseguir um empréstimo sem comprovação de renda!

empréstimo sem comprovação de renda
Saiba como você pode conseguir um empréstimo sem comprovação de renda agora mesmo!

Como funciona o empréstimo sem comprovação de renda

A dificuldade em conseguir um empréstimo convencional em bancos e demais instituições financeiras depende de inúmeros fatores solicitados por seus respectivos departamentos de compliance. Entre elas, a que mais costuma complicar a vida de quem busca um auxílio financeiro é a negativação do nome nos órgãos de restrição, como o Serasa e o SPC.

A obtenção de empréstimo sem comprovação de renda é uma ferramenta interessante para renegociar suas dívidas com as instituições financeiras.

Outro fator que pode atrapalhar bastante na obtenção de crédito é quando o trabalhador é autônomo ou informal. Sua renda bastante variável pode deixar a maioria das instituições financeiras preocupadas com possíveis calotes futuros. A comprovação de uma renda fixa geralmente facilita – e muito – a obtenção de crédito.

O empréstimo sem comprovação para autônomos pode ser uma maneira mais simples de sair da crise e fazer com que seu negócio cresça. Afinal, garantir sozinho que seu negócio sobreviva, sobretudo, em períodos de pesada crise, é bastante complicado para todas as camadas sociais.

Atenção aos juros desse tipo de empréstimo!

Por que funcionários públicos têm grandes descontos em juros na contratação de empréstimos? Simples: o salário deles é fixo e garantido pelo governo. No caso de contratações de empréstimo sem comprovação de renda, a instituição financeira não sabe o quanto você fatura por mês.

Sendo assim, quanto maior o risco de inadimplência, maiores serão os juros cobrados. É preciso tomar muito cuidado na hora de realizar a contratação, sendo fundamental pesquisar sobre todas as opções possíveis de linhas de crédito disponíveis no mercado.

Publicidade

Cuidado ao preencher seus dados

Um dos motivos mais comuns para a recusa de crédito é o preenchimento incorreto dos dados do requerente. Ainda que sua renda não seja verificada pela instituição financeira, seus dados certamente serão.

Confira se seu nome completo foi corretamente preenchido, bem como nome de familiares, documentos solicitados, entre outros tantos dados que podem ser solicitados pelas empresas.

Dicas para conseguir um empréstimo

Segundo informações do Serasa, algumas medidas podem ser tomadas com o objetivo de facilitar a vida das empresas credoras, aumentando as chances de conseguir um empréstimo. Uma delas é centralizar tudo o que você recebe e paga em uma única conta corrente e reunir os extratos dos últimos meses dessa conta.

A declaração em dia do Imposto de Renda é fundamental para aumentar suas chances de conseguir um empréstimo. Isso ocorre porque é importante ser um bom pagador de contas para dar a instituição financeira alguma confiança para fechar negócio com você.

Contas convencionais, como água, energia e telefone em seu CPF devem estar, sempre que possível, em dia. Afinal, as instituições entendem que dificuldades financeiras acontecem para todos e, eventualmente, alguém poderá ficar endividado. Mostrar que você se preocupa com suas contas e gosta de honrá-las certamente fará toda a diferença.

Quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição para dar segurança às instituições, maiores serão as chances de conseguir crédito sem comprovação de renda. Além disso, é possível em muitos casos trabalhar com juros ainda menores. Se tiver dúvidas sobre como provar sua renda, basta entrar em contato com a instituição financeira de sua escolha e perguntar como proceder.

Avalista

O avalista é uma pessoa que comprovará renda no lugar do contratante. Isso é especialmente interessante se você estiver com problemas bancários mais sérios, ou mesmo se não tiver conta em banco. Dessa forma, é possível conseguir um bom empréstimo, com taxas de juros baixas.

A pessoa que será a avalista do empréstimo normalmente precisa ter algum grau de parentesco com o requerente, como cônjuge, pai, mãe, filho (a) ou parceiro (a), desde que esteja em união estável.

Hipoteca

Esta é uma das formas mais seguras e baratas de conseguir empréstimo sem comprovação de renda. É possível utilizar um imóvel como garantia para a obtenção de crédito, geralmente com juros muito baixos, próximos aos de financiamentos imobiliários.

Nesta modalidade de empréstimo, o imóvel fica alienado em nome da instituição financeira, como garantia de pagamento. Caso não seja honrado o pagamento das parcelas do empréstimo, o imóvel poderá ir a leilão para quitar a dívida e, se o valor total devido for inferior ao valor do imóvel, a dívida total será quitada e será realizada devolução do saldo restante.

O mesmo pode ser feito por meio de garantia de veículo. Caso seu quatro rodas possua os requisitos necessários para alienação, pode ser utilizado para conseguir empréstimos interessantes a taxas de juros convidativas. Normalmente, não tão baixas quanto às de imóveis como garantia, uma vez que veículos desvalorizam rapidamente com o tempo, além da depreciação natural ocorrida por conta de uso. Todos esses fatores são levados em consideração antes de fechar negócio.

Conclusão sobre empréstimo sem comprovação de renda

É uma excelente ideia seguir as nossas dicas para aumentar suas chances de conseguir um empréstimo sem comprovação de renda. Muitos ignoram a necessidade de organizar a vida financeira antes da solicitação de empréstimos. No entanto, apenas a renda do indivíduo costuma ser afrouxada durante as análises das empresas.

Quanto mais contas em dia você tiver, maiores serão as chances de conseguir um empréstimo a taxas de juros aceitáveis. É preciso, antes de tudo, estudar a fundo as empresas procuradas para evitar dores de cabeça mais à frente.

Veja também: 5 dicas para um empréstimo fácil online.