Como consultar número do PIS por meio do CPF

Saber como consultar número do PIS é algo que todo trabalhador brasileiro precisa saber. Principalmente quem possui direito ao seguro-desemprego, FGTS e abono salarial. Contudo, ainda existe uma grande parcela desse público que não sabe qual é seu NIT/PIS ou então não faz ideia de como consulta-lo.

Anúncios

Se este é o seu caso, saiba que é possível consultar seu PIS usando apenas seu número de CPF. Quer saber mais?

Então acompanhe esse artigo até o final e descubra o que fazer para consultar o numero do seu PIS usando o CPF. Confira!

Veja também:

Como consultar número do PIS pelo CPF

como consultar número do pis

Saber como consultar número do PIS usando o CPF não é tão difícil quanto parece. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente acesse o site Meu INSS.
  2. Depois que acessar o site, clique no comando “entrar com gov.com.br.
  3. Em seguida, digite o seu CPF e depois que fizer isto selecione a opção “criar um cadastro” ou então “continuar” caso já tenha feito seu cadastro na plataforma.
  4. Uma vez que acessou a conta, você deve clicar no comando “Meu cadastro” que fica situado na página inicial do site.
  5. Após clicar em meu cadastro você poderá conferir todos os seus dados, incluindo o número do NIT/PIS.

Viu como é fácil consultar o número do PIS pelo CPF? Assim, sempre que precisar do seu PIS para solicitar seguro desemprego ou receber o abono salarial, basta seguir os passos acima que terá acesso a esse dado com facilidade.

LEIA MAIS:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
CARTÃO DA CAIXA
 
CARTÃO DE CRÉDITO NUBANK
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
             

Outras formas de consultar o PIS

Além de saber como consultar número do PIS pelo Meu INSS, existem outras formas de se fazer esta consulta. O número do PIS também está presente na Carteira de Trabalho e no extrato do FGTS. Também é possível verificar o número do PIS no holerite de pagamento e no Cartão Cidadão.

Se preferir o trabalhador também pode fazer a identificação do número PIS se dirigindo até uma das agências da Caixa. Para servidores públicos que querem saber o número do seu Pasep, os meios anteriores também são válidos. Mas, neste caso, a agência ao qual ele deve se dirigir é o Banco do Brasil.

Sobre o PIS/Pasep

Trabalhadores que atuam com carteira assinada em regime CLT tem direito a sacar o abono salarial PIS/Pasep. Os funcionários públicos também possuem direito ao abono salarial. Em ambos os casos, esse dinheiro extra funciona como uma espécie de 14º salário cujo valor pode alcançar o teto de 1 salário mínimo vigente.

Para trabalhadores de baixa renda, o valor do PIS acaba se tornando uma excelente ajuda financeira. Normalmente o calendário de pagamento do PIS é a Caixa Econômica Federal quem divulga. Enquanto isso, o calendário de pagamento do Pasep aos funcionários públicos fica sob encargo do Banco do Brasil.

De modo geral, as datas de pagamento do PIS são determinadas conforme a data de nascimento do trabalhador. Já no caso do Pasep, as datas são definidas conforme o ultimo número da inscrição do servidor.

Quando devo receber de PIS/Pasep?

Normalmente o valor do PIS/Pasep é pago seguindo o teto máximo de 1 salário mínimo vigente. Além disso, cada trabalhador irá receber o valor equivalente ao número de meses que trabalhou no ano-base. Por exemplo, quem trabalhou por 3 meses, irá receber 3/12 de 1 salário mínimo ou R$298,00. Quem trabalhou os 12 meses, irá receber o valor total do teto.

Atenção!

Por decisão do Codefat, o pagamento referente ao PIS/Pasep de 2020 só será efetuado em 2022. Ou seja, é grande a possibilidade dos trabalhadores brasileiros terem acesso a um bom dinheiro a partir do próximo ano. Afinal, tanto o abono salarial de 2020, quanto de 2021 tem previsão para serem pagos ainda no primeiro semestre de 2022.

Agora que já sabe como consultar numero do PIS, fique atento e não deixa essa oportunidade passar!

Rolar para cima