Como evitar gastos excessivos com cartão de crédito

Os gastos excessivos com cartão de crédito é tão fácil, pois você entra na loja com a intenção de conseguir apenas uma coisa, e antes que você perceba, já gastou 10 vezes mais do que planejou. 

Anúncios

Lidar com as consequências do excesso de gastos não é divertido por nada.

Afinal, o problema do excesso de gastos, particularmente com cartões de crédito, é que ele leva a grandes saldos que podem prejudicar sua pontuação de crédito, tornar mais difícil e mais caro o pagamento do saldo e endividá-lo. 

Depois de gastar em excesso, você tem que enfrentar a realidade do que gastou e ajustar seus gastos para compensar sua indulgência acidental. 

A boa notícia é que você tem controle total sobre seus gastos com cartão de crédito e, com alguma orientação, você pode evitar gastos excessivos.

SAQUE PIS/PASEP
CARTÃO DA CAIXA
AUXÍLIO BRASIL 2022
CARTÃO DO NUBANK
         

Não esqueça que você tem que pagar de volta

gastos excessivos com cartão de crédito

Com os cartões de crédito, há uma tal desconexão entre fazer compras e pagar por elas que você quase nem percebe que está gastando dinheiro. 

Você não sente a dor da compra do jeito que sentiria se estivesse usando dinheiro, que é uma das razões pelas quais as pessoas tendem a gastar demais com cartões de crédito.

Há também um certo je ne sais quoi com cartões de crédito que estimulam os gastos excessivos. 

Nos anos 80, uma série de experimentos conduzidos por Richard Feinberg mostrou que a presença do logotipo do cartão de crédito, por exemplo, em uma loja ou em um site, incentivava os consumidores a gastar mais. 

Portanto, evite pensar em seu cartão de crédito como dinheiro grátis, lembrando que você terá que pagar o que comprar. Responsabilize-se pelo que gastar em seu cartão de crédito, gastando como se estivesse realmente usando dinheiro.

Considere seu saldo atual e não seu limite de crédito

Se você gerenciou bem seu crédito e tem uma boa renda, seu emissor de cartão de crédito lhe recompensará com um limite de crédito maior. 

Desse modo, você não precisa usar todo o seu crédito disponível só porque ele está lá. Enquanto mais crédito disponível expande seu poder de compra, ter um grande limite de crédito não é o mesmo que ter muito dinheiro no banco.

Uma vez que pagar seu saldo total é a melhor maneira de evitar endividamento excessivo, deixe que seu saldo atual influencie quanto você gasta. 

Portanto, defina seu próprio limite pessoal de gastos com cartão de crédito com base em sua renda e outras despesas, e não apenas no seu limite de crédito. 

Monitore o saldo de seu cartão de crédito, não apenas seu crédito disponível, para ter certeza de que você não está excedendo o limite de gastos que escolheu, com base no que você pode pagar de volta. 

Além disso, você pode pedir à operadora de seu cartão de crédito para baixar seu limite de crédito se isso o ajudará a manter seus gastos com cartão de crédito sob controle.

Gostou das nossas dicas sobre como evitar gastos excessivos com cartão de crédito? Então aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO WHATS APP:
ACESSE AQUI
Rolar para cima