Como limpar o nome em 2023?

Um novo ano vem aí, e você pode encerrá-lo com nome limpo

Dados da Serasa de setembro de 2022 mostra que o número de brasileiros negativados só sobe no Brasil, chegando a quase 69 milhões até aquele momento do ano. Isso significa que cada um desses possui alguma restrição. Ainda segundo a Serasa, os mais endividados estão entre as idades de 31 e 40 anos, que representam 31% dos devedores.

Entre as principais vantagens de estar no azul está a possibilidade de parcelar grandes compras, ganhar limites altos de cartão de crédito, fazer financiamentos e parcelamentos de boletos. Tudo isso é possível através do aumento do score, por exemplo.

Um novo ano vem aí, e desde então é possível criar um planejamento para sair do vermelho. Vamos te explicar alguns conceitos e trazer dicas importantes para você finalmente “limpar” seu nome e realizar ainda mais sonhos. Acompanhe!

Score: o que é?

O score é uma pontuação utilizada pela Serasa e SCPC para avaliar o perfil financeiro dos brasileiros. Utilizados há por empresas, financeiras e lojas de departamento, se a pontuação está abaixo do número definido, dificilmente você conseguirá crédito ou confirmação em pedidos de cartão de crédito, por exemplo.

Serasa

No ranking da Serasa, o consumidor deve alcançar o número mais próximo de 1000 para ter aprovação financeira das empresas. Esse modelo é baseado na análise de risco de crédito a partir de várias informações, como consultas no seu CPF, histórico de bom pagador, número de dívidas, etc.

SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito presta um serviço parecido com o da Serasa, mas é diretamente ligado a Câmara de Dirigentes Lojistas, sendo considerado o banco de dados mais completo da América Latina. Essa marca foi alcançada porque é o órgão diretamente ligado ao comércio do país. Bem como Serasa, utiliza a pontuação do score como medição de crédito.

SCPC

Essa instituição é administrada pela Boa Vista Serviços, criada em 1995 para ajudar empresas a concluírem operações de crédito e transações de forma mais segura. Portanto, se há uma dívida, o SCPC envia uma carta pedindo regularização, mas a negociação é feita com a empresa que você está devendo. Depois do pagamento, o nome é retirado do SCPC.

É importante destacar que para ter um CPF considerado de um bom pagador, é preciso ter bom score nessas três vias.

Como limpar meu nome em 2023?

Parece fácil para muitos ter um nome limpo e sem restrições, mas, isso é difícil para a maioria dos brasileiros. Por isso, vamos trazer alternativas para que 2023 seja o ano da sua saída de dívidas. Avalie o que mais se encaixa em sua realidade e comece já!

Faça um levantamento das dívidas

Coloque no papel as mais altas e as mais baixas, começando os pagamentos por aquelas que possuem mais juros. Isso irá garantir mais fôlego para a próxima etapa e eliminar as maiores primeiro. Após o levantamento, calcule a melhor alternativa para começar a pagar, ou seja, não é ideal quitar tudo de uma vez.

Isso porque é muito provável que haja quebra de acordos quando selecionamos muitas dívidas simultaneamente, já que isso pode pesar no orçamento final seu ou da família. Portanto, comece devagar!

Faça negociações

Entre em contato as empresas ou instituições financeiras e ofereça acordos, seja com parcelamento ou pagando a vista um valor menor do que a dívida está hoje. Uma ideia é oferecer um valor a vista correspondendo ao que a dívida custava inicialmente, por exemplo. Assim, você paga de uma vez e se livra dos juros.

Reserva de dívida

Existem as reservas de emergência, as quais são importantes, como também as reservas criadas para um objetivo. Essa, será para quitar sua dívida. Estabeleça um valor todos os meses para inserir na reserva, desde que não atrapalhe o orçamento geral. É possível reservar em uma conta bancária que você movimente pouco, por exemplo.

Outra alternativa são as caixinhas. Bancos digitais, como Mercado Pago e Nubank criaram as caixinhas para você personalizar do seu jeito, criando nomes, fotos e objetivos para seu dinheiro, e inserindo valores sempre que puder sem mexer na sua renda principal, por exemplo. Experimente e utilize como uma alternativa de guardar dinheiro.

Feirões

A Serasa, por exemplo, cria ao longo do ano o Feirão Limpa Nome, uma oportunidade oferecida por grandes empresas para negociar dívidas. O último aconteceu em 23 de dezembro e oportunizou clientes de 267 empresas a negociar dívidas. Bancos, empresas de varejo e telefonia e até universidades deram descontos aos clientes.

Segundo a Serasa, mais de 250 milhões de ofertas foram negociadas, com ofertas e acordos fechados em menos de 3 minutos. Nesta última vez, o feirão começou em primeiro de novembro e seguiu por mais de um mês. Foram 12 bilhões de reais em descontos em pouco tempo.

Ademais, a Serasa não informou quando realizará novamente o Feirão, mas a oportunidade normalmente dura um mês para os consumidores se organizarem e seguirem com negociações. Elas acontecem de forma parcela ou a vista, com chances parecidas demorando a ocorrer. Fique atento(a) ao próximo!

A Serasa

Ainda que a empresa ofereça o Feirão, ao longo do ano, você pode conferir através do seu cadastro as novas oportunidades de negociação. É só baixar o aplicativo ou entrar no site, realizar o cadastro com seu CPF e acompanhar os acordos que aparecem, até mesmo na tela inicial.

Bem como durante os Feirões, você negocia em poucos minutos sem entrar em contato com a empresa devedora, somente selecionando as parcelas e emitindo boletos pelo site. A mesma plataforma oferece informações sobre o seu número de score, quantas dívidas estão presentes no seu CPF, até mesmo relacionadas a cheques e protestos.

O cadastro é gratuito e pode ser feito a qualquer momento. Até mesmo alertas podem ser criados para você monitorar quando seu CPF é consultado ou seu score cai, ou sobe, por exemplo. A plataforma é bem fácil de mexer e pode ser acessada de qualquer dispositivo, seja celular ou PC.

Aguarde…

CAIXA TEM - INFORMAÇÕES: