Comprar ouro: Saiba se vale a pena investir neste ativo

Em tempos de crise, muitas pessoas decidem comprar ouro como uma forma de investimento. Isso ocorre, pois em tempos de desestruturação econômica, o ouro precioso acaba sendo muito valorizado. 

Anúncios

De acordo com especialistas, o ouro teve grande valorização desde o começo da pandemia, com alta procura de investidores. Enquanto isso, ações de alto risco tiveram uma diminuição de procura. 

Representando um dos bens mais famosos da história, ter ouro sempre foi sinônimo de poder e riqueza. Atualmente, comprar ouro significa ter um ativo seguro, sem risco de perda em longo prazo. Além disso, ele oferece a oportunidade de renda ao longo dos anos. 

Comprar ouro é um bom investimento?

Ao longo da história do Brasil e do mundo, as crises econômicas fizeram parte da realidade de muitas pessoas. Por isso, nestes momentos é necessário tomar as decisões corretas na hora de investir o dinheiro. 

Nos últimos 10 anos, o ouro foi um dos ativos que mais apresentou níveis de crescimento de investimento. E o motivo é simples: o ouro nunca é desvalorizado e é uma forma simples de garantir a estabilidade do patrimônio. 

Comprar ouro tornou- se uma tendência entre os investidores a partir da crise econômica de 2008. Atualmente, o metal é visto como uma reserva de valor, ou seja, dinheiro investido que não é desvalorizado. 

De lá para cá, os números cresceram muito e a procura pelo ativo cresceu cerca de 600% nos últimos 10 anos. No Brasil, o crescimento ficou na casa dos 40% em 2020 e segundo especialistas, estima-se que a porcentagem cresça ainda mais em 2021. 

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Entenda o perfil do investidor 

A procura por comprar ouro é alta justamente por que o bem é limitado. Estima-se que atualmente no mundo todo o metal precioso esteja espalhado em cerca de 170 mil toneladas. E por ser um bem que não pode ser fabricado, seu valor agregado aumenta. 

Comprar ouro é uma alternativa para quem tem um perfil de investimento mais voltado ao estilo conservador. Isso porque o bem é valorizado com o passar dos anos.

O indicado para investidores é que o patrimônio seja investido em diversos tipos de ações. O investimento em ouro deve ser em média de 5% a 10% do valor total dos bens pessoais.

Saiba como investir: o que analisar antes de comprar ouro

Antes de comprar ouro é necessário analisar alguns pontos importantes. O metal não possui um preço fixo, visto que muitas taxas influenciam no seu preço final. Sendo assim, antes de comprar ouro é necessário analisar o valor do dólar. Quando o dólar está em alta, o valor do ouro também aumenta.

Além disso, a inflação também tem sua influência no valor do ouro, visto que quando a inflação está baixa, o ouro também fica mais caro. Por isso, é necessário aguardar o momento certo para comprar.  

As taxas de juros também apresentam uma forte influência na hora de realizar esta compra e quando as taxas de juros estão baixas, o valor do ouro aumenta. 

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo