Publicidade

Compras com cartão de crédito durante a pandemia

As compras no cartão de crédito durante a pandemia de maneira online são a modalidade tem sido escolhida pelos clientes para evitar contato físico

Publicidade

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o uso do cartão de crédito ficou ainda mais evidente. Quem já não gostava de ir até o banco para sacar dinheiro e andar com notas na bolsa ou carteira, aprovou a adaptação do comércio, restaurantes e outros serviços para a modalidade.

Publicidade

Pode parecer estranho, mas uma parte de pequenos comerciantes só vende no dinheiro até hoje. Com a obrigação de utilizar delivery, já que algumas prefeituras e governos estaduais fecharam esses locais para evitar aglomerações, muitos se viram obrigados a vender no cartão de crédito e débito.

Desde que o primeiro caso da doença foi confirmado no Brasil, muita coisa mudou, inclusive o jeito de comprar. Aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats se adaptaram para receber pagamentos sem nem passar o cartão de crédito e dando a opção “sem contato físico” entre o cliente e entregador.

Como a ideia é não fazer com que o vírus se espalhe ainda mais, o que for mais fácil para higienizar é escolhido. É mais fácil limpar notas de dinheiro ou um cartão de plástico? Acertou se disse a segunda opção.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

É recomendado utilizar o cartão de crédito ou débito para compras, ainda que o vírus resista por três dias em plástico. É mais rápido, não acumula tanta sujeira e pode ser utilizado em plataformas online.

Publicidade
Santander BR

Um estudo da Elo indicou que desde o início da pandemia o pagamento com cartão subiu 25% no Brasil. Esse aumento demonstra que os próximos meses serão de muitas mudanças econômicas, assim como o comportamento do consumidor que deve ser outro até o fim do semestre.

Neste texto traremos algumas dicas de como substituir de vez o dinheiro pelo cartão, conseguindo até, economizar com essa nova atitude. Criar esse hábito agora pode facilitar sua vida lá na frente.

Saiba como estão as compras com cartão de crédito na pandemia

cartão de crédito
Fique por dentro das principais dicas.

Comece escolhendo um banco digital

Ter uma conta bancária nem sempre significa que ela seja digital para facilitar sua vida. Pesquise se o seu banco possui um aplicativo para fazer todas as transações e se oferece facilidades para pagamentos com cartão de crédito ou débito. Além disso, ele precisa ser aceito em vários locais para você cadastra-lo em carteiras digitais e aplicativos de celular.

Opções como Nubank, Next, Meupag! e até bancos mais tradicionais como Itaú e Bradesco já se adaptaram a plataformas digitais.

Faça compras grandes

Isso, caso tenha um cartão de crédito com um bom limite. Em tempos de pandemia, não é recomendado sair de casa com frequência, então, tenha a consciência de fazer compras para o mês, por exemplo. Não estamos indicando estocar produtos e alimentos! A dica é para fazer seu limite ser gasto e utilizá-lo com sabedoria.

Não é ideal gastar sempre dinheiro vivo ou cartão de débito, ainda mais se está em fase de redução de gastos. Guarde dinheiro e utilize parcelas. Só com cartão de crédito seria possível esse tipo de planejamento, evitando contato com pessoas, filas e aglomerações.

Tenha pontos em seu cartão de crédito

Com o aumento do uso do cartão de crédito (e até débito) você acumula pontos no seu cartão, que podem ser trocados por produtos ou milhas. Esse novo hábito te dará benefícios a longo prazo se usar com sabedoria. O uso com inteligência é aquele que não excede os gastos e ajuda no orçamento da família. Os pontos podem ter oferecer vantagens que nem imaginava que precisava.

Mais segurança

Dificilmente, uma compra com cartão de crédito ou débito será insegura, principalmente se observar os locais que utiliza o cartão e de que forma.Na internet, por exemplo, procure na barra de endereços a imagem de um cadeado. Caso acesse pelo celular, procure o mesmo sinal e saiba se o seu celular é seguro para transações bancárias. Hackers podem invadir seu smartphone e limpar a conta bancária.

Consiga promoções no cartão de crédito

Muitos descontos são oferecidos para quem tem cartão de crédito ou compra com determinado cartão de débito. Nessa época, principalmente, onde o incentivo a compra está grande porque as empresas sofrem financeiramente, é a hora de utilizar seu cartão e ter descontos que em outros épocas não dariam. Antes de comprar um produto, pesquise muito, porque com certeza existem vantagens durante a pandemia.

Tenha tudo na palma da mão

Nas compras com cartões tudo fica registrado, não interessa onde e quando comprou. Tudo o que precisa estará nos extratos e com isso você consegue estabelecer um padrão de consumo, organizando suas finanças mensalmente. É só assim que poderá saber onde economizar e até quanto é necessário gastar.

Escolha um cartão de crédito sem anuidade

E até mesmo, com poucas tarifas. Faça a comparação entre as novidades do mercado com os bancos tradicionais e pague menos taxas. Com um cartão sem anuidade, por exemplo, você chega a economizar quase 30% a mais se comparado com os grandes bancos. Escolha um modelo que não cobre taxas abusivas por saques, transferências ou geração de boletos, por exemplo.

Mas, quando usar dinheiro?

Por enquanto, até que tudo volte ao normal, priorize o uso dos cartões de crédito e débito para proteger a sua saúde e da família. Todo o dinheiro vivo que possui, deixe guardado em casa, claro, num lugar seguro e de fácil acesso ao mesmo. Se precisar muito usar as notas, lembre-se de ter sempre um spray com desinfetantes ou álcool 70.

Bom, agora se não consegue desapegar, gaste as notas só em compras pequenas, que não passem de 10 reais. É muito arriscado passar e pegar notas de troco atualmente, já que o vírus não se manifesta em muitas pessoas em forma de sintomas, então não dá para saber quem está infectado ou não.

Sabemos que notas são sujas, riscadas e perigosas para a higiene desde sempre. Só que agora, as orientações estão claras e é muito difícil um estabelecimento não aceitar seu cartão. Então, se adapte as novidades e priorize pequenos comércios que tem maquininha de cartão, principalmente aqueles que nem exigem a retirada do cartão da carteira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.