Afinal, qual o Score ideal?

Publicidade

O Score de crédito é essencial para qualquer pessoa que busca fazer um financiamento, receber um empréstimo, ou qualquer tipo de operação semelhante. Afinal, é o score que vai dizer se o seu crédito é aprovado e qual o valor dos juros que você vai pagar.

Portanto, especialmente por ser algo tão importante, existem muitas dúvidas sobre o Score. Por exemplo, qual é o score ideal? É isso que iremos responder neste post. Você vai ver:

Publicidade
Publicidade
  • O que é Score?
  • Porque o Score é importante?
  • Qual é o Score ideal?
  • Como alcançar o Score ideal?

O que é Score?

Para começar, é preciso entender o que é o score. Esta é uma ferramenta usada pelos bancos e por qualquer outra empresa que oferece crédito, para avaliar o risco em determinada operação.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Então, no score é atribuída uma “nota” que vai de 0 a 1000 e diz o quanto um consumidor tem chance de pagar suas contas no próximo ano. Ou seja, quanto mais alta a nota maior a chance dele não se endividar.

Publicidade

Ele é construído por meio dos seus dados de consumo, tanto o Score do Serasa quanto do Boa Vista SCPC. Cada uma das empresas tem sua base de dados, com informações como seu comportamento de crédito e alguns dados pessoais. A empresa que faz a consulta não tem acesso a estes dados.

Porque o score é importante?

Muitas empresas de crédito usam o Score. É uma forma mais rápida e segura para eles avaliarem o crédito. Isso significa que, para você, controlar o score é essencial.

Todo empréstimo envolve algum risco, a inadimplência. É por isso que as empresas aumentam os juros, de modo a fazer este risco valer a pena. Se a possibilidade de não receber for grande demais, a empresa nem mesmo oferece o crédito.

Por isso, o score é importante para você. É uma forma de aumentar a chance de você conseguir um empréstimo, e de manter os juros mais baixos.

Qual é o Score ideal?

Portanto, evidentemente, o Score ideal é o máximo que você consegue alcançar. A nota perfeita, 1000. Porém, isso é muito difícil e não é necessário.

Veja também:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
APROVAÇÃO NO CARTÃO
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
       

Tanto a Serasa quanto o Boa Vista tem uma escala de score de crédito semelhante. Como a nota vai a 1000, existem 3 escalas:

  • 0 a 300 – Score baixo, alta chance de inadimplência;
  • 300 a 700 – Score médio, média chance de inadimplência;
  • 700 a 1000 – Score alto, baixa chance de inadimplência.

Portanto, qualquer nota acima de 700 já é muito próximo do Score ideal. Não é preciso se preocupar muito com cada ponto. Afinal, será que existe uma diferença muito grande de um Score 769 para 733? Ambos estão no mesmo grupo.

Como aumentar o score?

Se o seu score ainda não está na faixa ideal, é preciso trabalhar para fazer com que ele suba. Algumas atitudes que você pode tomar para aumentar seu score são:

  • Limpar seu nome;
  • Manter seus dados atualizados;
  • Pagar as suas contas e dia;
  • Fazer o cadastro positivo;
  • Organizar sua vida financeira.

Mas atenção! Jamais pague para aumentar o seu score! Isso é um golpe, então não acredite.

Agora que você já sabe qual é o score ideal, já pode ver se está nesta faixa ou não. E para ficar por dentro de ótimas dicas para a sua vida financeira, confira outros artigos do blog.