Concurso INSS: proposta de emenda à MP requer nível superior

Técnicos da Previdência Social são responsáveis ​​pelo atendimento direto ao público no órgão do INSS

Anúncios

O concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece 1.000 vagas para técnicos da previdência social com salário de R$5.186,79.

Os Técnicos da Previdência Social são responsáveis ​​pelo atendimento direto ao público nos órgãos do INSS. Ele é responsável por esclarecer dúvidas, providenciar perícia e analisar revisões de solicitações de beneficiários da Previdência Social.

A vaga para o cargo de Técnico Previdenciário é a mais cobiçada por ser uma opção que exige apenas o ensino médio.

No entanto, a alteração da Medida Provisória nº 1.113/2022 exige graus superiores para ingresso nas ocupações do INSS, incluindo cargos técnicos.

O deputado Luís Miranda (Republicano) propôs alterações destinadas a elevar para um nível superior os requisitos ocupacionais na administração e controlo da segurança social, incluindo os cargos de técnicos.

As emendas estão sendo discutidas pelo relator, deputado Silas Câmara (republicano) e representantes da Federação Nacional dos Sindicatos da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Faça como mais de 143.907 pessoas
Cadastre-se e Receba nossos conteúdos diretamente no seu E-MAIL.

Em 13 de junho, o presidente do INSS, Guilher Gastaldello Pinheiro Serrano, fez uma proposta ao Ministério do Trabalho e Previdência Social para alterar o nível de escolaridade do cargo para superior.

O raciocínio do presidente é de que a atribuição dos servidores do INSS é altamente responsável, o que exige “conhecimento especializado de um conjunto complexo de regulamentações, haja vista que as regras revisadas permanecem no arcabouço legal a cada mudança nas regras previdenciárias que agregam novidades”.

Como entrar na competição?

Os requisitos para sua participação no concurso do INSS, vagas de Técnico Previdenciário são:

  • Possuir o certificada de conclusão do Ensino Médio (equivale ao antigo segundo grau); ou
  • Possuir um curso técnico equivalente ao Ensino Médio, que obrigatoriamente deve ter sido expedido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Inscrições

O INSS é válido por seis meses a partir da data de publicação do regulamento em 13 de junho de 2022. Se não houver alterações, ele deve ser lançado até 13 de dezembro deste ano.

É necessário formar uma comissão organizadora e começar a selecionar o grupo responsável pela aplicação da prova. A data exata de início do evento só pode ser determinada após a assinatura de um contrato com a empresa.

O último concurso do INSS, realizado em 2015, ofereceu 950 vagas, sendo 800 para Técnicos e 150 para Analista-Serviço Social. O grupo foi Cespe/UnB, e os participantes passaram em uma prova de estilo de questão correta ou incorreta. O jogo foi um dos mais competitivos da história.

De acordo com as estatísticas do INSS, 1.087.789 pessoas foram inscritas para essa seleção, das quais 1.043.807 eram apenas para técnicos da previdência.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo