Concurso SEC BA contrata banca para 2.113 vagas; edital já pode sair
Novo edital do concurso SEC BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia) terá oportunidades para cargos de professor e coordenador de ensino
Boas notícias para o concurso SEC BA (Secretaria Estadual de Educação da Bahia): um extrato do contrato com o banco organizador foi publicado nesta sexta-feira, 8 de julho, no Diário Oficial do Estado da Bahia.
Conforme já anunciado pela JC Concursos, a comissão organizadora escolhida é a FCC – Fundação Carlos Chagas. Basta formalizar o nome da empresa por meio de publicação. As notificações podem agora ser emitidas.
O novo edital abrirá 2.113 vagas para cargos de professor e coordenador pedagógico, que atuam em unidades de ensino fundamental e núcleos regionais de ensino (NTEs).
O concurso SEC BA foi autorizado desde 2 de março. A essa altura, o governador Rui Costa disse que a campanha deve ter como alvo cidades menores e mais distantes do estado da Bahia. “Um novo concurso de professores está sendo enviado ao Ministro da Administração do Estado da Bahia, com foco especial nas cidades menores e mais distantes onde esperamos preencher as vagas que costumam surgir em grandes concursos incluindo grandes cidades, ver Não é objeto do concurso desejos das pessoas que participaram da competição”, disse.
Saiba mais sobre o concurso do SEC BA
O novo concurso da SEC BA (Secretaria de Estado da Educação da Bahia) terá 2.113 vagas, sendo 1.806 para cargos de professores do ensino médio e 307 para coordenadores pedagógicos que atuam em unidades escolares dos núcleos de ensino fundamental e regional (NTE).
As vocações exigem ensino superior completo, com formação específica. O salário não foi divulgado, mas na última seleção feita em 2019, o valor inicial para o cargo de docente era de R$ 2.814,28.
No caso de professor, algumas das áreas previstas são as seguintes:
- história;
- inglês;
- matemática;
- língua portuguesa;
- química;
- sociologia.
O objetivo da competição é oferecer oportunidades para professores do ensino médio em cidades com menos de 65 mil habitantes, além de priorizar professores de português e matemática — mesmo nas cidades mais populosas.
Para os coordenadores de ensino, o concurso público deve atender às necessidades de escolas com mais de 1.000 alunos matriculados, escolas de ensino médio ou misto de ensino médio e profissionalizante e unidades sem coordenadores. Além disso, estão previstas 27 vagas específicas para atuação nos Núcleos Regionais de Educação (NTEs).
Concurso SEC BA: veja como as escolhas finais funcionaram
A última competição SEC BA ocorreu em 2019, quando foram oferecidas 2.491 vagas temporárias para cátedras. O banco era então a Universidade da Bahia (Uneb).
As oportunidades são para os seguintes tópicos:
- artes;
- biologia;
- educação física;
- filosofia;
- física;
- geografia;
- história;
- língua inglesa;
- língua portuguesa;
- matemática;
- química;
- sociologia.