Consultar CPF: Como saber se estou com nome Sujo

Ter o nome pode ser desagradável e uma situação até mesmo constrangedora. Saiba agora como consultar CPF no SPC, Serasa e SCPC e regularizar a situação.

Anúncios

Consultar CPF: Como saber se estou com nome Sujo e como fazer para limpar

Todo mundo que já esteve com o nome sujo sabe que pode seu uma situação extremamente desagradável e as vezes até mesmo constrangedora. Por isso, saiba como consultar CPF e regularizar sua situação.

Ter o nome sujo é o mesmo que dizer que seu nome consta na lista dos órgãos de proteção ao crédito. Isto é, seus dados estão em uma espécie de “lista negra’ que pode te impedir de conseguir um financiamento, parcelar suas compras ou conseguir um empréstimo.

Não se preocupe, mesmo que você esteja negativado, é possível rever ter essa situação. Primeiramente, é preciso descobrir se seu nome realmente consta na lista de inadimplentes de instituições como Serasa, SPC, Boa Vista etc.

Saiba como consultar CPF e ver se seu nome está negativado

Na correria é possível esquecer de pagar um boleto ou acontecer do débito automático falhar ou até mesmo de haver algum engano nas lojas com contas que já foram quitadas.

LEIA MAIS:

CARTÃO DE CRÉDITO
 
CARTÃO DA CAIXA
 
CARTÃO DE CRÉDITO NUBANK
 
CARTÃO PARA NEGATIVADO
             

Nestes casos é possível que seu nome vá parar na lista das instituições de proteção ao crédito sem você nem mesmo saber do que se trata a cobrança.  O fato é que quem está com nome sujo na praça tem apenas dois caminhos:

  • Pagar a dívida
  • Esperar a dívida caducar

A primeira opção é sempre recomendada. Quem deixa a dívida caducar deve esperar cinco anos até que ela expire, mas nesse meio tempo seu nome continua sujo e você pode se deparar com uma série de consequências em seu histórico de crédito.

Consultar CPF é bem simples, mas algumas pessoas acabam se deparando com algumas dúvidas. Por isso separamos algumas dicas de como realizar essa consulta em cada instituição.

Como consultar CPF Serasa

Antes só era possível realizar a consulta no Serasa mediante pagamento de uma taxa, e isso acabava sendo um empecilho para os consumidores. Hoje isso não existe mais e há diversos meios para realizar a consulta gratuita.

Através do aplicativo

Se você possui um Smartphone com acesso a internet, pode baixar o aplicativo Serasa Consumidor e consultar CPF a qualquer momento de maneira rápida e fácil. Ele está disponível para Android e IOS.

O aplicativo é bem completo e além de permitir verificar se seu nome está negativado, permite que você acompanhe sua pontuação do Serasa Score, monitore seu CPF para prevenção de fraudes e receba ofertas de crédito de acordo com seu perfil.

Para realizar o cadastro e ter acesso é preciso fornecer alguns dados como CPF, nome completo, data de nascimento, telefone e senha.

Você receberá a confirmação do cadastro por e-mail ou SMS e após realizada confirmação é possível ter acesso direto pelo celular sempre que quiser.

Site

Consultar CPF no Serasa pelo site também é muito simples. Basta entrar no endereço do Serasa Consumidor , realizar um cadastro similar ao descrito anteriormente e consultar seu CPF normalmente.

Pessoalmente

Se você não é tão familiarizado com a tecnologia e prefere fazer do jeito antigo, pode se dirigir pessoalmente a qualquer uma das agencias do Serasa espalhadas pelo Brasil.

Para saber onde fica localizada a unidade mais próxima de você, basta acessar o site e verificar as localizações. Não esqueça de levar todos os seus documentos.

Consultar CPF no SPC

Se por acaso você desconfia de que esteja com o nome sujo na praça, é muito importante que realize a verificação nas maiores instituições de proteção ao Crédito.

Embora a Serasa seja a mais conhecida, o SPC também é uma alternativa e é a segunda das maiores empresas que administram os cadastros de inadimplentes.

Normalmente o Serasa fica encarregado por dívidas relacionadas a bancos e instituições financeiras e o SPC cuida das inadimplências relacionadas ao comércio e estabelecimentos em geral.

Consultar o SPC também é simples, mas diferente da Serasa, terá uma pequena taxa. Primeiramente é preciso acessar o site da empresa e pagar por volta de R$10.

Por esse valor o SPC irá oferecer dados sobre o CPF, inadimplências, consultas nos últimos meses, etc. Você pode requisitar mais informações, mas esteja ciente de que o valor pago será maior.

Consultar no SCPC

O SCPC é o birô de crédito da Boa Vista Serviços e também permite aos consumidores consultar CPF de maneira gratuita.

Para fazer sua consulta é preciso entrar no site do SCPC, realizar um cadastro similar aos descritos anteriormente, com CPF, data de nascimento, celular, nome completo, etc.

Realizado esse processo você pode instantaneamente acessar a consulta e saber se seu nome está negativado junto a instituição em questão.

O que acontece com quem fica com o nome sujo?

Além de ser muito desagradável ficar recebendo cobranças, as consequências podem ser maiores e se arrastar por vários anos.

Sua dívida só irá prescrever após cinco anos, mas nesse intervalo a empresa continuará te enviando cobranças e propondo alternativas para negociação.

A melhor saída é tentar conseguir um desconto para quitar sua pendência e limpar seu nome. Afinal, não há nenhuma vantagem em ficar com o nome sujo e quanto mais isso se arrasta pior fica a sua situação.

Além disso, pode se tornar inviável conseguir um empréstimo, um financiamento, parcelar compras ou conseguir abrir uma conta. Sua vida pode realmente ficar parada e barrar muitos projetos e oportunidades.

Ao pagar o que deve ou realizar a negociação a empresa terá até 5 dias para retirar seu nome da lista de devedores. Se isso não acontecer você deve entrar em contato com a empresa e relatar o caso.

Caso ainda assim ela não dê baixa no seu nome, você pode buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal.

Para aqueles que decidem deixar a divida caducar é importante saber que isso deixará uma marca no seu histórico. Mesmo que seu nome não esteja negativado, seu Score, ou seja, sua pontuação e crédito será baixa.

Por isso se ao consultar CPF se deparar com uma divida em seu nome, tente regularizar sua situação o quanto antes!

 

Anúncios
Rolar para cima