Conta de luz fica mais barata em maio; saiba o motivo

A bandeira tarifária verde se manteve e, deste jeito, o valor da conta de luz vai ficar mais barato.

A conta de luz é sempre um dos itens que mais pesam no orçamento familiar, principalmente quando estão nas bandeiras amarelas e vermelhas. Isso porque nestes casos, o valor fica ainda mais alto.

Esses aumentos acontecem quando há uma escassez de água e, consequentemente, de fonte de geração de energia. Assim, quando isso acontece, quem sempre paga a conta final é o consumidor.

No entanto, quando a bandeira está verde, é porque há uma boa demanda de energia e, desta maneira, é possível conceder um certo desconto.

Conta de luz mais em conta em maio

Neste início de maio, por exemplo, os consumidores já ganharam uma boa notícia por parte do governo federal. Afinal de contas, a bandeira tarifária verde se manteve e, deste jeito, o valor da conta de luz vai ficar mais barato.

Ao menos, vai se manter tão barato quanto em abril, quando já estava na bandeira verde. Desta maneira, os consumidores domésticos vão ficar em situação ainda mais tranquila, sem problemas de conta alta.

ANÚNCIOS

Contudo, os especialistas também ressaltam que, para manter a conta de luz sempre mais barata, o consumidor também precisa colaborar. Desta maneira, se todo mundo fizer sua parte, haverá uma possibilidade maior de sempre se manter a conta baixa.

Por exemplo, o consumidor poderá manter a conta de luz baixa se evitar deixar aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade. Além disso, o consumidor precisa evitar usar ferro de passar por muito tempo e também deve racionar até mesmo o banho, pois, o chuveiro elétrico é um dos que mais puxa energia.

Desse modo, é possível conseguir controlar o uso de forma estratégica. E, se todo mundo colaborar, no mês seguinte há uma possibilidade maior de se manter a conta de luz na bandeira verde.

ANÚNCIOS

Portanto, é também uma oportunidade de colaborar com o meio ambiente, pois, neste caso, todo mundo vai sair ganhando.

Cálculo

Segundo os dados divulgados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), se a bandeira tarifária de maio fosse vermelha, o aumento na conta de luz dos clientes poderia chegar aos 64%. Portanto, seria um impacto muito forte para os consumidores.

Por exemplo, um cliente que hoje paga R$ 200 por mês de conta de luz, poderia ter que pagar R$ 328, devido ao aumento causado pela bandeira vermelha, que tem uma taxa maior por consumo de energia elétrica durante aquele determinado mês. Logo, é importante ter essa consciência no consumo racional da conta de luz.

Saiba também: Empréstimo consignado mais barato na primeira semana do mês.