Deflação – Descubra o que é e a sua importância na economia

Muito provavelmente você já ouviu falar de inflação, certo? Mais e o que é deflação? Já sabe o que é? Se ainda não esse post é para você.

Anúncios

Aqui falarei tudo o que precisa saber sobre o tema e como ele interfere na economia.

Boa leitura!

Anúncios

O que é deflação?

O próprio nome já indica que a deflação é o inverso de inflação.

Anúncios

Ou seja, quer dizer que esse termo está ligado a queda de preços constante e de maneira generalizada em todos os serviços e produtos oferecidos ao consumidor.

Se pararmos para observar somente a explicação, parece que é um processo muito bom e deve ser sempre buscando pelas gestões de finanças do país, certo?

Bom, mesmo que pareça ser algo interessante, a deflação por longos períodos pode ser um grande perigo para a economia do país.

Anúncios
Anúncios

Historicamente temos um exemplo bem interessante, a crise dos Estados Unidos na Bolsa de Valores de Nova York em 1929.

Diante da crise, as empresas foram obrigadas a cortar os preços dos serviços e também dos produtos, levando o mercado a um processo de recessão.

Essa queda acabou refletindo diretamente em perdas de emprego e também em queda da renda das pessoas.

A partir dai nasceu a maior queda da economia, uma das maiores crises da história mundialmente falando.

A ideia precisa ser equilibrar a economia e controlar a elevação a cada espaço de tempo e com isso elevar outros indicadores como uma renda da população, consumo e maiores ofertas de emprego.

Se o movimento se torna contrário, pode acabar indicando que existe problemas na economia e será preciso combater a deflação.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

CONTA + CARTÃO DE CRÉDITO PAN
   

O que pode causar esse comportamento no mercado?

O principal item que pode causar uma deflação é o aumento da oferta de produtos e a falta de pessoas comprando esse mesmo produto.

Isso acontece porque quando há mais produtos no mercado do que as pessoas querendo comprar, ele sobra.

Vamos imaginar que a produção das batatas aumentou muito, entretanto, a população não está buscando tantas babatas nos mercados e feiras e compram outros produtos.

O resultado desta oferta e a pouca demanda acaba reduzindo o preço para o consumo ser estimulado.

À primeira vista o preço baixo da batata pode ser perfeito para o seu bolso, entretanto, quando ele se torna constante e dura muito, ele vai trazer impactos negativos para todos, inclusive para você.

Como? Queda em negócios, causar desemprego e consequentemente atrapalhar a economia do país.

Outra coisa bem comum que pode causar a deflação é a quantidade de moeda em circulação, pois, quanto menos dinheiro que circula, menos pessoas estão comprando.

Isso quer dizer que pode acontecer o desestimulo do consumo e afetar a produção, gerando assim a queda dos preços e problemas na economia.

Riscos e efeitos desse comportamento na economia

Vamos imaginar que o dono da fazenda de batatas não conseguiu vender a sua safra pelo preço que ele estava esperando e aí ele vai precisar reduzir os preços, buscando então aumentar as vendas e conseguir suavizar o prejuízo.

Entretanto, ele não consegue vender tudo e sai no prejuízo, chegando ao extremo e precisando demitir os funcionários para conseguir se manter no mercado.

Os funcionários que foram demitidos e perderam o emprego, utilizam o mínimo possível do dinheiro para reduzir alguns gastos e assim sobreviver por mais tempo sem emprego.

Fazendo isso eles deixam de consumir para economizar, parando de fazer compras grandes no supermercado, por exemplo.

Com o passar dos meses, os donos dos supermercados percebem a queda de venda e são obrigados a reduzirem o pedido de encomenda das indústrias alimentícias, afetando assim o faturamento do mercado.

Chegando o problema na indústria, eles reduzem a compra de produtos usados para fabricar os alimentos e diminuem a demanda por batatas que seriam usadas para fazer amido de milho, trigo e bebidas alcoólicas.

Percebeu como o ciclo se torna vicioso? Esse é um exemplo simples de deflação que tende a gerar um grande problema para as pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima