Descubra o que é NIS e como funciona essa numeração

Veja neste artigo o que é NIS e descubra o funcionamento das sigla para os benefícios sociais do governo!

Anúncios

Com certeza muita gente não sabe o que é NIS, para que serve, ou até mesmo se possui ou não essa numeração. Para esclarecer estas e mais algumas outras dúvidas, hoje iremos falar sobre o assunto.

É muito importante que todo cidadão saiba todos os números que envolvem seu cadastro diante dos órgãos públicos. O NIS é um deles e tem sua importância bastante relevante.

Apesar de muita gente não saber qual é a sua numeração ou até mesmo onde localizá-la, ela é responsável por proporcionar e garantir que muitos benefícios cheguem até a conta de seus beneficiários.

Vamos entender um pouco melhor sobre isso, então?

________________
________________

O que é NIS?

NIS é a sigla utilizada para falar do Número de Identificação Social. Ele é um código que está presente em toda carteira de trabalho e está diretamente atrelado ao pagamento de benefícios tanto previdenciários, quanto trabalhistas.

Com o NIS em mãos, o empregador consegue com maior facilidade, rapidez e praticidade cadastrar seus funcionários e, assim, manter todos dentre da legalidade.

A partir dele é possível fazer o recolhimento de valores como o referente ao Seguro Desemprego, FGTS, abono, aposentadoria…

Seu cadastro é obrigatório para o saque dos programas sociais como o FGTS, por exemplo, ou seja, além de facilitar a vida do contratante, apenas com ele o contratado consegue fazer algumas movimentações de seus benefícios, em especial os da CEF.

Seu cadastro não é de domínio do cidadão, ou seja, não é necessário que o trabalhador faça nada além da própria carteira de trabalho para ter o seu NIS gerado.

Porém, a partir do momento em que esta numeração é produzida, o dono dela fica com a incumbência de garantir que seus dados pessoais estarão sempre atualizados.

Esta é a forma adequada de fazer a manutenção do seu NIS e não ficar sem receber nenhum benefício do qual você tem direito.

Você sabe se tem NIS?

Bom, sabendo o que é NIS, é importante também ter ciência se você o tem ou não. Dentro do quadro de pessoas que o possuem, estão:

·         Empregados com vínculo empregatício, independente de ser ligado a empresa, cooperativa ou pessoa física;

·         Pessoas cadastradas e beneficiárias de programas sociais (cadastradas pelo gestor do programa);

·         Diretores que não possuírem o vínculo empregatício mas optarem pelo FGTS;

·         Beneficiários de políticas públicas que se encontram cadastrados no SRTE, MS ou MEC.

Você pode consultar seu NIS diretamente na sua carteira de trabalho, logo na primeira página, podendo identificá-lo pela legenda PIS/PASEP. Se você utiliza a Carteira de Trabalho Digital, os dados também poderão ser colhidos de lá.

A quem assim preferir, o app do INSS pode fornecer o NIS, porém, para tal, é necessário que o usuário tenha seu cadastro funcionando corretamente.

Aos recebedores do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família, também será possível coletar o número do NIS no cartão de saque: neste caso, procure pela numeração com 11 dígitos que fica logo acima do nome.

Agora você já sabe o que é NIS. Então, mantenha seu cadastro sempre bem completo e atualizado e não perca, dessa forma, seus direitos de beneficiário.

O NIS é mais uma forma que o governo encontrou de fazer com que seus direitos sejam respeitados e contabilizados, entregando a todos os trabalhadores e cidadãos brasileiros tudo a que tem direito.

Dúvidas sobre o que é NIS? Deixe abaixo nos comentários!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo