Direitos do trabalhador com problema de coluna devido ao trabalho

Os problemas nas costas atingem a maioria dos brasileiros, porém, muitos acabam sofrendo com esses problemas no trabalho, criando uma situação muito delicada para os trabalhadores.

Anúncios

Os mais diversos problemas de coluna podem ocorrer em decorrência do trabalho, seja por movimentos repetitivos excessivos, sustentação de peso, etc.

Mas esses trabalhadores com problemas de coluna no trabalho têm garantidos alguns direitos importantes, e é sobre esses direitos que vamos falar hoje.

Problemas nas costas no trabalho

Antes de mergulhar neste tópico, precisamos esclarecer que isso existe em situações em que os trabalhadores são acometidos por problemas na coluna como resultado de seu trabalho.

Portanto, se a pergunta for feita por algum motivo casual, como uma partida de futebol entre amigos, esse não é o caso do que abordaremos aqui.

A primeira coisa a esclarecer é que os acidentes que causam problemas nas costas não acontecem necessariamente durante o horário de trabalho.

Isso porque nossa legislação entende que problemas na coluna podem ocorrer após trabalhar em determinada tarefa ou posição por um período de tempo, como quando são necessários movimentos repetitivos ou devido ao excesso de peso corporal.

Portanto, podemos esclarecer que problemas nas costas podem ocorrer devido a acidentes ocorridos durante a jornada de trabalho, ou devido a tarefas rotineiras no trabalho que acabam gerando tais problemas ao longo do tempo.

Se for o caso e comprovado o acidente de trabalho, ou o procedimento de trabalho tiver criado um problema, a empresa deve ser acionada e responsabilizada pelos danos sofridos.

Quais são os direitos dos trabalhadores?

Os trabalhadores precisam estar cientes de que, além de oferecer oportunidades de emprego, as empresas também devem promover um ambiente de trabalho saudável, onde as pessoas tenham equipamentos e treinamento adequados.

Desta forma, quando ocorre algum tipo de acidente de trabalho, os trabalhadores devem estar cientes de seus direitos, para que a empresa não seja penalizada por sua culpa.

Desta forma, os trabalhadores com problemas de coluna no trabalho podem reivindicar os seguintes direitos:

 

  • Estabilidade no emprego;
  • Danos morais;
  • Danos materiais.

Lembre-se, que antes de pedir qualquer direito, será necessário comprovar que o problema ocorreu devido ao trabalho. Nesse sentido, durante o processo na Justiça, o juiz determinará que seja feita uma perícia médica.

Através de todo o processo de comprovação da solicitação, além da perícia médica é que será evidenciado que o problema de fato ocorreu devido ao trabalho, onde, a partir dali será possível garantir os seus direitos.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…