Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

O empréstimo no cartão de crédito é uma modalidade que vem crescendo bastante nos últimos tempos. Praticidade, facilidade e juros menores são os grandes atrativos desse tipo de transação.

Quer saber como funciona o empréstimo no cartão de crédito? Continue lendo esse artigo e tire as suas dúvidas.

Empréstimo no cartão de crédito: o que você precisa saber

O empréstimo no cartão de crédito é semelhante àquele realizado em instituições bancárias. A própria operadora do cartão disponibiliza esse tipo de crédito. No entanto, não são todas as pessoas que são contempladas.

A empresa dá preferência para aqueles usuários que pagam as contas em dia, o que garante menos riscos de não pagamento do empréstimo adquirido. Geralmente, a oferta do dinheiro disponível vem exposta na fatura do cartão ou mediante ligação telefônica.

Outro fator que é importante saber é que existe um valor específico a ser liberado. A instituição leva em conta não só o histórico de pagamento do cliente, mas também o limite que ele possui no cartão. A partir desse valor é que é liberado o dinheiro e o número de parcelas permitidas. Esta última etapa pode ser decidida junto com o cliente.

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito

O primeiro passo para adquirir um empréstimo no cartão de crédito é entrar em contato com a operadora do cartão e verificar se esse serviço está disponível. Geralmente, o valor que será liberado já é definido de acordo com o perfil do cliente.

Após aceitar o valor disponível, o próximo passo é definir a quantidade de parcelas, o valor de cada uma delas e, claro, o montante final. Nessa hora, é importante verificar com detalhes a incidência dos juros em cada parcela e não ceder a valores abusivos.

Muitas vezes, a pessoa que está precisando do dinheiro com urgência acaba aceitando tudo que é proposto por quem oferta o dinheiro, sem se ater aos pontos negativos que podem estar inclusos no contrato.

Outra dica é definir uma parcela que caiba dentro do seu orçamento mensal. O empréstimo geralmente é utilizado para quitar dívidas ou investir em algum negócio próprio. Os dois casos envolvem riscos, e é muito importante escolher um valor que será possível pagar.

Após entrar em acordo com a operadora do cartão, o próximo passo é esperar o dinheiro estar disponível na conta corrente. Geralmente, o prazo para sacar o valor é de 48 horas. Ou seja, dois dias depois de solicitar o empréstimo, você já terá o dinheiro em mãos para realizar o que deseja.

Vantagens do empréstimo no cartão de crédito

O empréstimo no cartão de crédito tem algumas vantagens. São elas:

Não compromete o limite do cartão

Uma grande vantagem do empréstimo pessoal com cartão de crédito é o não comprometimento do limite do cartão. Ou seja, o cartão continuará liberado para que o cliente utilize da forma que desejar.

As taxas de juros são atrativas

Outro benefício do empréstimo mediante cartão de crédito é a menor quantidade de juros, se comparado aos empréstimos tradicionais em instituições bancárias ou até mesmo se for utilizado o crédito rotativo do cartão. Antes de aderir ao serviço, faça uma simulação em diferentes estabelecimentos e faça a sua escolha.

Não precisa pedir dinheiro a terceiros

Pedir dinheiro emprestado é um tanto desagradável, mesmo quando envolve a família. Usando o cartão de crédito, você não precisa se preocupar com isso. Caberá apenas a você contratar o serviço, utilizar e quitá-lo.

Cartão de crédito é acessível às pessoas

O cartão de crédito já faz parte da vida de praticamente todas as pessoas, principalmente para fazer compras diárias. Portanto, é um mecanismo de fácil acesso. Se você tem um cartão de crédito e precisa de empréstimo pessoal, pode recorrer à operadora e verificar a disponibilidade do serviço.

Parcelas fixas

No ato do contrato com a operadora do cartão, o contratante já sabe quanto irá pagar em cada parcela do empréstimo. Desta forma, não há surpresas com a chegada do boleto, não há variação de juros ou algo do tipo. O valor a ser pago é único.

Vale a pena fazer um empréstimo no cartão de crédito?

Analisando todas as vantagens desse tipo de serviço, bem como a necessidade do indivíduo que precisa do dinheiro de maneira urgente para quitar uma dívida ou adquirir um produto ao qual não teria acesso de outra forma, podemos dizer que vale a pena sim.

No entanto, deve ser observado que o empréstimo, não importa o tipo, não deve ser algo constante na vida do indivíduo, mas um evento pontual, isolado e não comum. Recorrer a empréstimos com frequência pode ser um sinal de descontrole financeiro e pode causar endividamento.

Antes de aderir ao empréstimo, verifique se realmente terá condições de arcar com as parcelas mensais. É importante lembrar que o parcelamento do empréstimo coincidirá com outros parcelamentos já realizados e as demais compras feitas no cartão. Portanto, organização é crucial para não se surpreender com uma fatura de valor alto no fim do mês.

Para quem tem dúvidas, a dica é entrar em contato com a operadora do cartão e fazer uma simulação do empréstimo. Assim, é mais fácil tomar uma decisão acertada, que atenda às necessidades do interessado e não comprometa tanto o orçamento geral.

Dicas para evitar o endividamento

Aderindo ou não ao empréstimo no cartão de crédito, é importante seguir algumas orientações para evitar o endividamento e ter uma vida financeira mais equilibrada. Algumas dicas a seguir:

• Mantenha um orçamento mensal com os gastos realizados e a receita disponível, ou seja, aquele dinheiro que entra todo mês que pode ser o salário, o aluguel de algum imóvel, um rendimento extra etc. Use um caderninho ou uma planilha no computador;
• Anote tudo o que gasta para não ter surpresas futuras;
• Defina valores para os gastos variáveis como o consumo de água, luz, lazer, compras do mês. Procure não fugir do que foi estipulado preferindo produtos mais em conta e encontrando formas de economizar em casa.

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no final do seu mês. Experimente e comprove.

O empréstimo no cartão de crédito é uma alternativa bastante atraente e pode ser essencial para a solução de um problema financeiro que você esteja enfrentando. Faça uma simulação, escolha aquele valor que seja viável para você se livre das dívidas de uma vez.

Quer saber mais sobre o uso do cartão de crédito? Então não deixe de ler os demais artigos do nosso blog.