Publicidade

Crédito para negativado: confira as dúvidas mais frequentes

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é crédito para negativado. Já que, por meio de uma avaliação prévia, a instituição financeira pode descobrir se a pessoa está com o nome sujo. Entretanto, pedir empréstimo para se livrar das dívidas é uma prática recorrente no país. Por isso, algumas modalidades foram criadas para garantir crédito ao cliente negativado.

Publicidade

Faz parte da Educação Financeira saber os tipos de empréstimos e condições de quitação de dívidas. Contudo, o brasileiro não tem o costume de aprender sobre esses processos. Assim, é normal ter muitas dúvidas e não saber como proceder na hora de adquirir um empréstimo pessoal.

Publicidade

Geralmente, nessas situações, pessoas com o nome sujo buscam acordos com as empresas que possuem a dívida. Este seria um passo recomendado antes de solicitar o empréstimo. Dessa forma, o procedimento de análise de crédito pode ser aprovado mais facilmente pela instituição.

Entender o que é um empréstimo pode salvar o cliente de algumas dores de cabeça. Basicamente, um empréstimo é um acordo entre instituição financeira e cliente. O cliente recebe uma quantia em dinheiro e fecha um acordo para devolvê-lo na data definida pela empresa. Entretanto, a quantia sofre acréscimo de juros, e pode chegar a dobrar seu valor.

É importante estar sempre atento aos juros abusivos e taxas fora do normal. Para entender melhor, verifique quais são as dúvidas mais comuns entre os clientes negativados, e veja se o seu caso se encaixa em alguma delas.

O que você procura?

CARTÃO DE CRÉDITO
   
APROVAÇÃO NO CARTÃO
   
CARTÃO PARA NEGATIVADO
   
CARTÃO SEM ANUIDADE

Tire as principais dúvidas sobre crédito para negativados

crédito para negativado

Publicidade
Santander BR

É possível solicitar crédito estando negativado

Sim. Porém, nem todas as instituições trabalham com essas modalidades. O empréstimo para negativado, geralmente, é feito pelas financeiras. Por isso, é importante prestar atenção aos juros, pois costumam ser muito altos.

Além dessa opção, muitas financeiras também trabalham com o empréstimo com cheque para negativado. Nesta modalidade, a instituição solicita um cheque de uma outra pessoa que esteja com o nome limpo. Dessa forma, este terceiro vira o seu fiador, garantindo que o valor seja pago integralmente, caso você não consiga cumprir o prazo acordado.

Como funciona o empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal se diferencia dos outros modelos por não possuir tantas condições impostas pela instituição financeira. Assim, é o tipo de empréstimo mais atraente para quem precisa de dinheiro rápido na conta. Logo após a análise de crédito e aprovação, o dinheiro é depositado na conta corrente do cliente.

O maior problema deste tipo de empréstimo é o valor da taxa de juros, que é altíssima quando comparada a outras modalidades. Justamente por não impor tantas condições, esta modalidade de crédito é a mais adotada pelos clientes negativados.

Para aposentados e pensionistas do INSS, o empréstimo pode ser realizado mesmo estando negativado. O cliente deve optar pelo empréstimo consignado, colocando o valor do INSS ou da pensão como garantia de quitação do dinheiro emprestado pela financeira.

Para as pessoas que possuem casa ou qualquer imóvel próprio, o empréstimo é feito dando a propriedade como garantia de pagamento. E, para os clientes que possuem automóveis em seu nome, o empréstimo também pode ser feito, colocando o carro adquirido como garantia.

Estas modalidades disponíveis se chamam empréstimos com refinanciamento imobiliário e de veículo, e podem ser muito arriscadas, já que o cliente perde o imóvel e o carro, caso não quite a dívida. Portanto, é essencial que o cliente tenha a plena noção do que está negociando com a financeira.

Onde solicitar crédito para negativado

Um empréstimo pode ser solicitado tanto em bancos como em lojas convencionais, que trabalhem com as modalidades de crédito. Normalmente, o banco é o mais procurado, por causa do serviço personalizado oferecido pelo gerente da sua conta. Ele pode dar informações mais precisas sobre a sua situação financeira e como adquirir o empréstimo certo.

Entretanto, procurar por financeiras independentes vem se tornando um hábito cada vez mais comum. Estas organizações oferecem juros mais baixos e condições menos complicadas para o cliente negativado, atuando, em sua maioria, em plataformas online.

Como recebo o dinheiro do empréstimo

Ao decidir a modalidade de empréstimo e o valor a ser solicitado, o cliente deve reunir documentos para enviar a instituição financeira. Sendo:

– RG;
– CPF;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de renda, seja holerite ou extrato bancário.

Caso a organização precise de outros documentos, eles serão solicitados.

Após o recebimento das informações pela financeira, será feita a análise de crédito. Este procedimento é a parte mais importante para a liberação do empréstimo. Ou seja, toda a sua trajetória financeira será investigada detalhadamente pela empresa.

Ao finalizar o processo, o cliente receberá um contrato para assinar e, assim, receber o valor do empréstimo em sua conta corrente descrita na documentação. É fundamental que o cliente esteja de acordo com todas as condições, ou seja, só deve assinar o contrato ao ler todas as cláusulas da negociação.

No caso de clientes com o nome sujo, recomenda-se que seja solicitado um empréstimo para resolver, primeiramente, a quitação desta dívida adquirida. Dessa forma, o dinheiro emprestado pode ser usado para limpar o nome do cliente, tirando suas informações dos órgãos de proteção ao crédito.

Agora, confira abaixo, duas dicas resumidas, mas de extrema importância para a pessoa com nome sujo que deseja obter o empréstimo:

• Lembre-se das principais modalidades de crédito: empréstimo pessoal, cheque especial, empréstimo para negativado, empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo consignado e afins.

A última opção é uma das modalidades com menor taxa de juros. Porém, não é qualquer cliente que consegue adquirir. Ou seja, a instituição pode auxiliar no momento de escolha do tipo de empréstimo para a sua necessidade;

• Saiba exatamente a sua condição financeira para quitar o empréstimo: tome cuidado ao assumir uma quantia de dinheiro, que talvez não consiga pagar futuramente. Os empréstimos consignados são arriscados e merecem maior atenção na negociação. Tire um tempo para pensar nas possibilidades e opções disponíveis.

Para entender melhor sobre como é estar com o nome sujo, e adquirir outras informações sobre o financiamento para clientes negativados, confira no artigo “Financiamento para negativados: quais as opções?” e fique por dentro.