FGTS inativo: quem tem direito e como sacar em 2020

A partir do momento em que diversas medidas econômicas foram anunciadas pelo atual governo, dando seguimento ao anterior, mudando regras, normas e diretrizes conhecidas para o FGTS, o PIS e demais direitos dos trabalhadores, uma série de dúvidas começou a surgir em muitas pessoas.

Por exemplo: posso sacar meu FGTS inativo? O que acontece se eu fizer isso? Eu perco algo? Custa algo? Até quanto e quando eu posso sacar?

E é para responder a estas e a outras questões que hoje explicamos para você tudo sobre o FGTS inativo e esperamos que você consiga reconhecer se está apto a sacá-lo, se realmente deseja fazer isso e como poderia fazer para sacar o seu ainda em 2020: confira.

O que é FGTS inativo

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o famoso FGTS, é um direito de todos os trabalhadores contratados mediante o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e consiste em um fundo, no valor de 8% do seu salário, depositado todos os meses pela empresa.

Este benefício se divide em duas categorias: o FGTS ativo e o FGTS inativo. O primeiro caso diz respeito à conta que ainda recebe depósitos, ou seja, é aquele FGTS que é depositado todos os meses pela sua atual empresa.

Já o FGTS inativo diz respeito ao valor que todas as empresas em que você já trabalhou depositaram em sua conta, considerando que você não tenha sacado ele completamente quando saiu desta empresa por alguma razão – ou pedido de demissão, ou em caso de desligamento por justa causa, situações em que o valor do seu FGTS ficava retido, até então, e seria liberado somente quando você se aposentasse, ou se tivesse alguma doença grave, ou se quisesse financiar um imóvel.

Foram exatamente estas regras para saque que mudaram recentemente.

Quem pode sacar o FGTS inativo?

Todas as pessoas que tenham contas inativas até 31/12/2015. Isto é: todos os empregos dos quais você já pediu demissão ou foi demitido por justa causa até esta data.

Então, o melhor a fazer em um primeiro momento, é saber exatamente quanto você possui de saldo no FGTS inativo para que, então, possa proceder com a realização do saque.

Independente disso, é bom observar que tanto o FGTS ativo quanto o inativo estão enquadrados dentro das regras de saque do FGTS, que também se divide em dois modos: o saque imediato e o saque-aniversário.

Como consultar o saldo do FGTS inativo?

Para consultar o saldo total das suas contas inativas, você deve acessar o site da Caixa, ou baixar o aplicativo, ou então ligar para 0800.726.0207, ou ainda se dirigir a uma das agências da Caixa Econômica Federal, não importando se você possui ou não conta neste banco, bastando apenas que tenha trabalhado com a carteira assinada anteriormente e não tenha sacado o seu FGTS referente a este trabalho.

Como sacar o FGTS inativo em 2020?

Após confirmado que você realmente possui contas inativas de FGTS – bastando apenas que tenha pedido demissão ou sido demitido por justa causa anteriormente para tê-las – e devidamente checado o seu saldo, chegou o melhor momento: sacar este dinheiro.

E para isso, como mencionamos, é necessário observar as regras gerais de saque do FGTS: o saque imediato ou o saque-aniversário, sendo que você pode escolher em qual das modalidades você quer se encaixar, mas é importante considerar que ambas contam com prós e contras, porém, de acordo com a sua realidade e suas necessidades, este dinheiro do FGTS inativo pode vir a lhe ajudar.

Se você optar pelo saque imediato, poderá sacar R$ 500,00 de cada conta (ativa ou inativa) até 31 de março de 2020.

Já se optar pelo saque-aniversário, que leva em consideração o seu mês de aniversário para ser o mês do pagamento, é uma conta um pouco mais complexa para entender qual o seu limite de saque, pois ele leva em conta o seu saldo de todas as contas (a ativa e as inativas) acrescido a uma parcela adicional.

E, para ambos os casos, o mais recomendado é entrar em contato com os profissionais da Caixa para entender qual é a melhor solução para você.

Portanto, neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o que é o FGTS inativo, como você pode consultar o seu saldo e o que precisa fazer para sacar este valor ainda em 2020. Esperamos que este dinheiro realmente venha em uma boa hora para você e que você o utilize da melhor forma possível.

Deixe um comentário