Google Pay: Aprenda como cadastrar seu cartão de crédito

Publicidade

Com o avanço da tecnologia as carteiras digitais se tornaram cada vez mais úteis, sendo uma das opções a Google Pay,  pois com elas é possível realizar pagamentos de uma maneira facilitada e rápida.

Caso você nunca tenha mexido em carteiras digitais e deseja saber mais sobre elas, não deixe de ler nosso artigo e começar a usar a sua! Confira:

Publicidade

Conheça a carteira digital Google Pay

google pay
Conheça o Google Pay, a carteira digital do Google.

O que é Google Pay?

Como foi dito anteriormente, o Google Pay é um aplicativo de pagamentos desenvolvido pelo Google, funcionando como uma carteira digital, onde você realiza o cadastro dos cartões de crédito que você utiliza.

O Google Pay está disponível para celulares Android e IOS, mesmo que o iPhone tenha a sua própria carteira digital.

Publicidade

É interessante que você saiba que a carteira digital do Google possui integração com os bancos e fintechs brasileiras, proporcionando uma maior proteção na hora de realizar compras e possibilitando o pagamento por aproximação.

Saiba como cadastrar o cartão de crédito

No aplicativo do Google

O primeiro passo é você abrir o aplicativo do Google e tocar onde diz “Mais”, disponibilizado na barra inferior do app. Então, você deverá selecionar “Gerenciar sua conta do Google”.

Após esse processo você deverá se dirigir até a aba relacionada a pagamentos e assinaturas, onde você terá que gerenciar as formas de pagamento.

Publicidade

Dessa maneira o aplicativo irá redirecionar para uma página do navegador com algumas informações sobre o Google Pay e para realizar o cadastro do cartão será necessário apertar em “Adicionar forma de pagamento”.

Quando selecionada essa opção, você deverá preencher as informações do seu cartão de crédito e caso seja o primeiro cadastro, será solicitado um e-mail para verificação de sua conta.

Utilizando o aplicativo Google Pay

A primeira coisa que você deverá fazer é o download do aplicativo “Google Pay” que está disponível na Play Store e na App Store, então quando o download for concluído você deverá abri-lo e tocar em “começar”.

Publicidade

Na tela inicial, você deverá selecionar a aba destinada a “pagamentos”, sendo aberto uma nova aba para que você possa adicionar formas de pagamento, inserindo os dados do cartão de crédito da maneira com que o aplicativo solicitar.

Caso você prefira, é possível utilizar sua câmera para escanear o cartão, ou é possível digitar as informações de maneira manual.

Pronto! Seu cartão de crédito já está pronto para ser utilizado.

Como saber se meu celular comporta a tecnologia de pagamento por aproximação?

Muitas pessoas possuem o interesse em utilizar essa carteira digital, contudo não sabem se o seu celular comporta a tecnologia NFC (pagamento por aproximação), para descobrir é bem simples, basta seguir os passos abaixo:

1º Passo: Abra o seu aplicativo de configurações;

2º Passo: Acesse a aba referente a conexões, podendo ser algo próximo a “conectividade” ou “redes sem fio”;

3º Passo: Você deverá procurar pelo item chamado NFC, caso esteja desativado, ative. Ou se essa opção não aparecer, saiba que é provável que o seu celular não tem essa tecnologia.

Como utilizar o Google Pay para pagar por aproximação?

O pagamento por aproximação com o Google Pay é feito de maneira bem simples, sendo necessário apenas desbloquear o seu celular, ativar o NFC e então aproximar o celular do símbolo NFC da máquina de cartão compatível.

Existe uma certa variação, pois em alguns estabelecimentos o atendente precisa digitar o valor da compra antes de ocorrer a aproximação do celular. Já em outros lugares, como supermercados, é necessário apenas aproximar o celular quando for solicitado.

Utilizando a carteira em outros aplicativos

Uma das facilidades trazidas pela carteira digital Google Pay é a possibilidade de pagamento em aplicativos do celular sem ter a necessidade de digitar o cartão novamente em compras no iFood, Ingresso.com, Airbn, Booking, Evino, entre outros.

Na hora de escolher a maneira de pagar é necessário apenas selecionar o Google Pay e dar prosseguimento a sua compra, tendo total segurança das suas informações, deixando-o menos suscetível a vazamento de dados ou algo do gênero.

Conheça outra carteira digital: Samsung Pay

O Samsung Pay funciona basicamente da mesma maneira que o Google Pay, contudo é possível realizar pagamento por aproximação até mesmo com os smartwatches.

O pagamento feito pelo aplicativo se dá através da aproximação do telefone ou relógio das maquininhas de cartão de crédito magnético, existindo duas tecnologias que permitem essa comunicação: NFC e MST.

A tecnologia NFC já foi explicada aqui nesse texto, então nós vamos explicar sobre a MST, que vem do inglês Magnetic Secure Transmission (Transmissão Magnética Segura), sendo mais abrangente que a NFC.

Pois com ela, não é necessário que o terminal esteja habilitado com a tecnologia, sendo possível a geração de um campo magnético que faz a máquina compreender que teve um cartão de crédito passado ali, dessa maneira sendo aceita em uma maior quantidade de estabelecimentos.

Para utilização desse procedimento é necessário que o usuário seja autenticado, podendo ser através da impressão digital ou reconhecimento de íris, assim trazendo uma maior segurança para a transação.

A comunicação entre os dispositivos precisa ser curta, para que dessa maneira seja impossível alguém conseguir captar as informações a distância. Outra maneira que a Samsung achou para proteger seus clientes é através dos códigos criados a cada operação realizada, que ficam salvos no aplicativo.

O Samsung Pay funciona nos seguintes aparelhos da Samsung: Galaxy S10e, Galaxy S10, Galaxy S10+, Galaxy S9, Galaxy S9+, Galaxy S8, Galaxy S8+, Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy A8, Galaxy A8+, Galaxy A7 2017, Galaxy A5 2017, Galaxy A7 2016, Galaxy A5 2016, Galaxy A9, Galaxy Note8, Galaxy Note5, Galaxy A6+*, Galaxy S6*, Galaxy S6 Edge*, Galaxy J5 Pro,Galaxy J7 Pro, Gear S3 Frontier, Gear S3 Classic, Gear Sport* e Galaxy Watch Active*.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam como utilizar a carteira digital Google Pay e ter todos os seus pagamentos facilitados. Além disso, caso você tenha alguma experiência com qualquer carteira digital, conte para gente através dos comentários.

Quer mais conteúdo? 

Deixe um comentário