Imóveis na planta: conheça os cuidados necessários antes de fechar negócio

Entenda tudo sobre como comprar imóveis na planta com segurança.

Comprar uma casa ou um apartamento é o sonho de muita gente, porém, muitos optam pelos chamados imóveis na planta. Isto significa comprar um produto antes mesmo de ele ser construído.

Aliás, a construtora, normalmente, usa o dinheiro da entrada do imóvel na planta e as parcelas para financiar e ir construindo aos poucos. A grande vantagem desse tipo de empreendimento para o comprador é que ele fica mais barato do que comprado já pronto.

Então, os imóveis na planta são importantes meios de investimentos para muita gente, que compra pelo preço mais baixo e depois, quando pronto, vende por um preço maior e fica com o lucro. Entretanto, assim como nas outras modalidades de empreendimentos, nesta também devemos ter cuidado.

Principais cuidados a se tomar em imóveis na planta

Primeiramente, na hora de fazer um investimento de uma vida inteira, deve conhecer a história da construtora, checar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e ver se não há nenhuma irregularidade. E também vale checar se não há nenhum tipo de hipoteca em cima daquele empreendimento.

Também deve olhar o registro da matrícula do empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis, justamente para assegurar que não tem nenhum tipo de pendência.

Agora, um dos pontos mais importantes é ver a cláusula de desistência, que costuma ser mais favorável ao dono da construtora. Assim, na hora de assinar algo, vale o cliente tentar negociar, afinal de contas, nunca se sabe o dia de amanhã.

Após fechar o contrato, também é importante registrar o contrato de compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis da cidade, garantindo também a confiabilidade do negócio.

Leia também: Minha casa minha vida. Veja como fica em 2023. 

Outros cuidados com o empreendimento

Além disso, antes de assinar o contrato, veja todo o material descritivo e preste atenção na planta do imóvel, com todos os detalhes, para não ser lesado futuramente. Também é importante acompanhar o andamento da obra no dia a dia, sempre questionando eventuais atrasos.

Em seguida, também se atente, na hora de fechar o negócio, se aquela região é boa, se tem segurança e infraestrutura adequada. Mesmo que compre para investimento ou aluguel, lembre-se que, um dia, pode também precisar ir morar lá e, então, escolher o melhor lugar é importante.

Por fim, também há a parte financeira, pois, deve se certificar se terá condições de honrar com a compra. Em imóveis na planta, além das prestações até a hora da entrega da chave, também tem as intermediárias.

Saiba também: Sobre leilões de carros. Dicas fundamentais 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.